EntrePay fecha parceria com Acqio para fortalecer a "coopetição"

"São concorrentes que, no final, têm uma base de operação muito interessante", diz Antonio Freixo, CEO da EntrePay, sobre o modelo de 'coopetition'

A EntrePay, empresa de soluções de pagamentos e adquirente do grupo Entre Investimentos, está anunciando uma parceria estratégica de “coopetição” com a Acqio, fintech de pagamentos fundada em Recife (PE) e que tem como acionista majoritário a gestora norte-americana Siguler Guff

A EntrePay nasceu em 2021, após a compra da operação brasileira da Global Payments pela Entre Investimentos. No início do ano passado, a marca foi reformulada. Hoje, atua no B2B, atendendo bancos que precisam complementar a oferta de serviços, subaquirentes em busca de tecnologia e infraestrutura para verticalizar as operações e demais empresas que centralizam algum negócio.

Em teoria, players como a Acqio seriam apenas concorrentes. No entanto, além dos tradicionais parceiros, os eventuais competidores se tornam aliados no seu modelo de operação para fazer a distribuição de produtos e serviços, gerando um ganha-ganha para ambas as partes.

No caso da Acqio, que atua no mercado B2M (do negócio para o comerciante) com a distribuição das maquininhas no varejo e presença direta junto aos clientes, as soluções se complementam.  

“A gente vem olhando para o mercado e o que está acontecendo agora são parcerias de ‘coopetition’. São concorrentes que, no final, têm uma base de operação muito interessante. Uma vez somadas, [as operações] podem otimizar o custo operacional”, afirma Antonio Freixo, CEO da EntrePay e sócio da Entre Investimentos, com exclusividade ao Finsiders.

Parcerias

Em um negócio de meios de pagamento, o executivo explica que o aspecto que mais demanda esforço é o custo de processamento: quanto maior o TPV (sigla para volume total de pagamentos, em inglês), menor é a despesa operacional. “Para este tipo de operação, quanto mais barato fica, mais a gente consegue competir com as grandes”, diz o executivo.

Mais do que a redução de custo, outro aspecto importante de parcerias como a firmada com a Acqio é a capacidade de aumentar de forma significativa a quantidade de estabelecimentos comerciais da carteira. Em outras palavras, as empresas podem rentabilizar mais.

“Em um mercado em constante evolução, unir forças nos permite não apenas fortalecer nossa posição, mas também expandir nossa oferta e entregar soluções inovadoras para nossos clientes e franqueados.”, afirma Flavio Menezes, CEO da Acqio.

Neste sentido, a EntrePay atua, também, com o Banco do Nordeste, o Banco do Estado de Sergipe (Banese), a Telefônica e o banco Digimais, entre outros. 

Os produtos vão de abertura de contas em bancos digitais, microsseguro, microcrédito e crédito para investimento e passam por seguro fiança e de automóveis. Incluem, ainda, processamento de pagamentos, pagamento de tributos, core banking, boletos, financiamento e antecipação de recebíveis.

Crescimento inorgânico

Para estender o canal de distribuição, a Entre Investimentos também vem trabalhando em outra frente. As aquisições do seu ecossistema de negócios estão bastante aquecidas. A última a entrar para o portfólio foi a Linked Gourmet, startup de automação comercial do setor alimentício, em agosto. 

Em julho, o grupo fechou a compra da Wealth Money, plataforma de empréstimos entre pessoas físicas e investidores. Três meses antes, foi a vez da Pmovil, empresa especialista em soluções de serviço de valor agregado móveis, entrar para o portfólio.

Com essa estrutura, a Entre Investimentos faturou cerca de R$ 200 milhões no ano passado. A meta é encerrar 2023 com um TPV de R$ 60 bilhões e outros R$ 14 bilhões em antecipação de recebíveis. No próximo ano, deseja sair dos atuais 16 parceiros para entre 30 a 32, elevando o potencial de geração de receitas, com foco nas cidades do interior — consideradas mais desassistidas em termos de soluções financeiras. 

“Aqui na Faria Lima o pessoal está brigando e o spread é muito curto. Não dá para competir com as grandes em taxas. Essa coisa de colocar o sapato no pé e caminhar pelo país é algo que eu acredito muito. É fácil ganhar dinheiro no Sul e Sudeste, e, mesmo assim, no interior você é pouco assistido. Quando você chega com um suporte nesses lugares (os rincões do Brasil), consegue ter uma relação interessante de fidelização.” 

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