Estudos e Relatórios

Custos globais de "compliance" contra crimes financeiros superam US$ 206 bi para as instituições, mostra estudo

Os custos globais de compliance contra crimes financeiros superam os US$ 206 bilhões para instituições. É o que mostra o relatório anual ““O Real Custo do Compliance Contra Crimes Financeiros” , da LexisNexis Risk Solutions.

O estudo examina como as instituições financeiras lidam com as despesas e os desafios associados à evolução dos requisitos de compliance contra crimes financeiros. Os resultados refletem as perspectivas de 1.181 profissionais em compliance de crimes financeiros de pequenas, médias e grandes empresas. Na América Latina, onde o Brasil lidera, o custo é de US$ 15 bilhões.

O custo total de US$ 206,1 bilhões é comparável a mais de 12% das despesas globais em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e equivale a US$ 3,33/mês para cada indivíduo em idade ativa no planeta.   

“O impacto financeiro do crime repercute nas demonstrações financeiras das empresas e nas carteiras dos consumidores”, diz Eloise Faria, gerente para a AL da LexisNexis Risk Solutions. 

Inteligência artificial

O estudo revelou que 71% dos profissionais de compliance contra crimes financeiros indicam que as suas organizações já estão aprimorando a utilização de dados através de análises avançadas. Além disso, 72% confirmam que empregam análises e IA para melhorar os seus procedimentos de compliance.  

No entanto, “os problemas com a qualidade dos dados, os silos de dados, os sistemas legados desatualizados e a falta de colaboração interna podem criar atividades e despesas de compliance evitáveis”, afirma o estudo.   

Custos maiores

As instituições financeiras da Europa, Oriente Médio e África (EMEA) arcam com despesas maiores para compliance contra crimes financeiros em comparação com outras regiões. O valor supera o dos EUA/Canadá em 39,8%. Esta diferença é parcialmente indicativa da crescente complexidade dos requisitos de compliance.  

O relatório ressalta, ainda, que 85% das instituições financeiras colocam a melhoria da experiência do cliente no topo da sua lista de prioridades. Isto reafirma o compromisso de promover a confiança e proporcionar satisfação, mesmo diante da proliferação de ameaças financeiras. Uma ênfase substancial destes esforços gira em torno da otimização da eficiência e eficácia do compliance contra crimes financeiros no que diz respeito aos pagamentos. Globalmente, 74% das instituições enfatizam que este é um esforço crítico ou de alta prioridade.