Mais de 70 instituições estão em processo de adesão ao Pix

Atualmente, conforme as estatísticas disponíveis no site do BC, há cerca de 800 instituições participantes do Pix

Uma lista atualizada publicada pelo Banco Central (BC) nesta semana mostra que há 73 players em processo de adesão ao Pix. A maioria opera como instituição de pagamento (IP), mas na relação há também bancos comerciais e múltiplos, financeiras, cooperativas, além de Sociedades de Crédito Direto (SCD) e corretoras de valores.

A maior parte das instituições que devem aderir ao Pix pretende integrar o sistema de pagamentos instantâneos como participante indireto, ou seja, sem ter conexão direta ao Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI) e, portanto, plugadas a um participante direto.

A nova lista mostra, ainda, que o número de instituições em processo de adesão ao Pix mais do que triplicou ante a relação anterior, com 22 empresas, publicada em fevereiro pelo BC. O crescimento se deve não apenas à evolução natural do sistema e o interesse maior das companhias em participar do arranjo, mas também está ligado às resoluções 269 e 293, publicadas em dezembro de 2022 e março deste ano, respectivamente.

Na prática, hoje qualquer companhia que queira oferecer conta transacional precisa, obrigatoriamente, ser participante do arranjo Pix de forma direta ou indireta. Conforme analisou a advogada Jihane Halabi, sócia do escritório Halabi Advogados, em texto para o Finsiders em fevereiro, uma das motivações do BC é evitar o risco do provimento de transação via Pix por meio de contas transacionais detidas por terceiros que não são participantes do arranjo.

Cenário

Atualmente, conforme as estatísticas disponíveis no site do BC, há cerca de 800 instituições participantes do Pix — são 656 indiretos e 142 diretos. A maioria absoluta (592) é formada por cooperativas de crédito. Em seguida, vêm as IPs (93), depois bancos múltiplos (57), SCDs (18), financeiras (12).

O restante se divide entre bancos comerciais (9), Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (7), bancos de câmbio (2), bancos múltiplos cooperativos (2) e, por fim, corretoras de valores (1), Caixa Econômica Federal e ente governamental.

A quantidade total, hoje com 798 instituições, já foi ligeiramente maior (802), o que também pode ser visto pela lista de participantes recém-publicada pelo regulador. Questionado pelo Finsiders sobre a diferença entre os números, o BC não retornou aos contatos feitos pela reportagem.

No acumulado desde o lançamento, até 30 de junho, mais de 140 milhões de usuários pessoas físicas já fizeram transações via Pix. Ao todo, são mais de 427 milhões de contas e mais de 150 milhões de usuários (PF e PJ) cadastrados no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT). As chaves passam de 625 milhões.

Leia também:

Sob nova gestão, Zetta prioriza portabilidade e defende ‘Pix salário’

BC prevê lançar Pix Automático em abril de 2024

Super app’ está em implementação, diz presidente do BC

Número de instituições de pagamento dobra em um ano