O Banco ABC Brasil acaba de anunciar a criação de um conselho de inovação, que terá a missão de nortear o desenvolvimento de iniciativas e projetos de transformação digital e inovação da banco, especializado em serviços e crédito para empresas de médio e grande porte.
Formada por dez pessoas e subordinada ao comitê executivo do banco, a equipe terá como membros independentes três figuras notáveis, com longa atuação em inovação, empreendedorismo e serviços financeiros: Maria Cristina Ricciardi, Silvio Meira e Gustavo Caetano. O chairman do conselho é o CEO do ABC, Sergio Lulia Jacob.
Executiva com mais de 30 anos de experiência no setor financeiro, Kika Ricciardi — como ela é conhecida — ocupou cargos de alta liderança em bancos internacionais como Citibank e Deutsche Bank. Atualmente, ela é investidora-anjo de diversas startups, inclusive fintechs como a a55. Recentemente, também passou a compor o conselho da Ventiur Aceleradora.
Já o professor, pesquisador e cientista Silvio Meira é referência em inovação e ocupa hoje o posto de cientista-chefe da TDS Company. É também presidente do conselho do Porto Digital, em Recife (PE), e professor extraordinário da CESAR School. Integra, ainda, conselhos de empresas como Magazine Luiza, MRV, CI&T e Tempest.
Referência no universo de empreendedorismo e startups, Gustavo Caetano é fundador da Sambatech e Samba Digital. Também é sócio-investidor de diversas startups, entre elas, a fintech mineira Vanq e a edtech Trybe. Ele é membro do board de companhias como C&A e Baterias Moura e também do Instituto Ayrton Senna. Escreve, ainda, para revistas sobre MIT Technology Review e Exame.
De estratégia a M&A
No conselho de inovação estão, ainda, seis executivos e executivas do banco: Marco Mastroeni (VP de produtos e inovação), Antônio Sanchez (VP comercial), Rodrigo Ribeiro (diretor de TI), Rodrigo Cordeiro (diretor de produtos), Adriana Peres (diretora de business intelligence, canais e CRM) e Livia Sant’Anna (diretora de pessoas, marca e ESG).
Em comunicado enviado ao Finsiders, o ABC diz que as pautas do conselho de inovação vão incluir desde temas estratégicos para o banco, como pessoas e tecnologia, a iniciativas de inovação, parcerias comerciais e M&A proprietário, área criada recentemente e liderada pelo diretor Ricardo Moura.
Pedro Begotti, Chief Innovation Officer do banco, diz que ter o CEO da companhia como chairman do conselho de inovação “demonstra a importância que o banco vem dando ao tema desde 2019, ano em que iniciou sua transformação digital de forma mais contundente.”
Segundo Livia Sant’Anna, diretora de pessoas, marca e ESG do banco, a escolha dos nomes dos conselheiros externos durou alguns meses. “A decisão passou pela definição dos perfis ideais para cada cadeira, e ficamos muito satisfeitos ao encontrarmos nos três uma complementaridade de experiencias e habilidades que buscávamos”, afirmou.
Leia também:
Eduardo Gouveia e Silvio Meira inauguram conselho do Zro Bank
Vórtx QR Tokenizadora reforça conselho
As novas estratégias do Banco ABC Brasil para ‘fintechzar’ as empresas