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Celero lança assistente de IA e Serasa "embarca" tecnologia

Ferramenta que usa Inteligência Artificial Generativa pode ser integrada a WhatsApp e aplicativos de instituições financeiras

João Augusto Betenheuzer/Celero
João Augusto Betenheuzer/Celero | Imagem: divulgação

A Celero, que oferece soluções de gestão financeira empresarial, está lançando uma assistente baseada em Inteligência Artificial Generativa (GenAI), que pode ser integrada a aplicativos, internet banking e outros canais de instituições financeiras, como o WhatsApp. A ferramenta analisa comportamentos, entende o perfil financeiro e sugere, de forma automatizada, as melhores formas de pagar, receber, organizar e projetar o futuro financeiro das pequenas e médias empresas (PMEs).

De acordo com João Augusto Betenheuzer, cofundador e diretor de receita (Chief Revenue Officer, CRO) da Celero, a assistente de IA estava em testes nos últimos meses e o lançamento oficial ocorreu em um jantar fechado para um grupo de executivos na segunda semana de junho.

Chamada de Tina, a assistente de IA é uma homenagem à engenheira russa Valentina Vladimirovna Tereshkova. Ela foi a primeira mulher a ir ao espaço, em 16 de junho de 1963, a bordo da nave Vostok 6. Assim como a astronauta, a tecnologia da Celero quer ser pioneira, transformando a maneira como as PMEs lidam com a gestão financeira.

Conforme João, a Tina oferece desde análises preditivas até sugestões de produtos financeiros, além de organizar fluxos de caixa e categorizar receitas e despesas. A IA permite interação por texto, voz e imagem, funcionando como uma extensão do banco na relação com seus clientes. “A Tina ativa gatilhos educacionais, que orientam o empreendedor sobre boas práticas de gestão financeira.”

Novos clientes

O modelo de negócio da Celero é B2B2C, ou seja, a fintech não atende diretamente as PMEs. A solução possibilita a bancos, fintechs, cooperativas e adquirentes oferecerem a seus clientes PJ um gerenciador financeiro empresarial (BFM, na sigla em inglês) que utiliza dados do Open Finance, IA e machine learning. E agora a Tina passa a ser mais uma “peça” possível de ser integrada de forma white label (com a marca da instituição), explica João.

Atualmente, a Celero tem como clientes o sistema cooperativo Sicredi e a Caixa Econômica Federal. A fintech também acaba de fechar um contrato com a Serasa Experian, revela João ao Finsiders Brasil. Pelo acordo, a Celero passa a fornecer funcionalidades de gestão financeira para a plataforma Serasa Descomplica, com foco em PMEs. “A expectativa é lançar no começo de julho”, conta o empreendedor.

Sem abrir detalhes, o cofundador da fintech diz que outros dois contratos devem ser anunciados até o fim de 2025. Em março, a fintech divulgou uma parceria estratégica com a Caixa, com o o objetivo de “repaginar” o gerenciador PJ do banco público. Na ocasião, a Celero disse que quintuplicou seu faturamento nos últimos dois anos e projeta crescer 12 vezes nos próximos dois.

Fundada em 2016 como uma solução de departamento financeiro online para PMEs, a Celero pivotou seu modelo de negócio há três anos. Como parte de uma parceria com a Visa, passou a atuar com soluções para instituições financeiras que atendem empresas, no modelo BFM.

Tendência

A criação de jornadas conversacionais, com uso de IA, é uma tendência entre grandes bancos, fintechs e bancos digitais. Os principais casos têm como público-alvo as pessoas físicas, mas começam a surgir soluções para empresas, principalmente PMEs. Um exemplo é o Jota, que nasceu como uma conta digital no WhatsApp para pequenos negócios.

No começo de junho, a plataforma de gestão empresarial na nuvem Omie também anunciou uma integração com o WhatsApp, permitindo toda a operação do ERP por meio do aplicativo de mensagens.