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Se formos elencar os setores da economia que mais estão bombando ultimamente, com certeza o automotivo estará entre eles. E não é só por conta do avanço de carros elétricos e autônomos.
Atrás do balcão, a tecnologia tem sido determinante para as companhias quando o assunto é melhorar a experiência de compra do usuário, e a Credere é um exemplo disso. A fintech acaba de fechar uma parceria com a Kavak, startup mexicana de compra e venda de carros usados que desembarcou no Brasil em julho.
Na prática, toda a experiência de venda digital financiada do unicórnio passa a ser operada via APIs da Credere. Apesar de a novidade ter sido anunciada agora, as duas já conversavam há algum tempo sobre a possibilidade de integração.
A primeira proposta de parceria ocorreu em março deste ano, mas, naquele momento — conta Orlando Seabra, CEO da fintech — a Kavak decidiu que construiria sua própria tecnologia. Entretanto, três meses depois, a mexicana voltou a procurar a fintech, o que ele atribui a uma questão burocrática.
“A realidade do México é diferente. O financiamento bancário por lá é pouco presente. Os bancos têm mais dificuldade no mercado de veículos, além das questões culturais. Sabem que tempo é fundamental. A segunda conversa já foi diferente, com uma percepção de valor reajustada”, destaca, ao Finsiders.
Em dois meses de operação, Orlando afirma que já é possível observar uma aceleração dos números da Kavak, que ainda têm muito a explorar no Brasil.
“Muito legal como uma operação mesmo que gigantesca ainda está no começo. A gente quer entender como está sendo legal para eles contar com este atalho. Nós passamos muito tempo quebrando a cabeça para entender como fazer essas bases de veículos falarem”, diz.
Fundada no México em 2016, a Kavak permite comprar, recondicionar e vender carros usados pela internet ou nas instalações da empresa. Com forte presença na América Latina — além de México e Brasil, a companhia atua na Argentina — com a solução da Kavak, o dono de um carro com menos de 10 anos de fabricação e em boas condições pode vendê-lo para a companhia, com orçamento feito pelo site.
No momento da compra, a companhia recondiciona completamente o automóvel antes de colocá-lo à venda no site. Os clientes interessados, por sua vez, podem buscar os modelos disponíveis na plataforma e explorar os produtos de financiamento oferecidos, além de ter a documentação facilitada por um representante de cartório no próprio hub da empresa.
Com o aporte recebido no início deste ano, a Kavak aumentou seu valor de mercado de US$ 1,15 bilhão para US$ 4 bilhões. Hoje, o valuation já está em US$ 8,7 bilhões, alcançado após receber um novo investimento de US$ 700 milhões liderado pela General Catalyst em setembro.
Com isso, se tornou a segunda startup privada mais valiosa da América Latina, perdendo apenas para o Nubank, que hoje vale US$ 30 bilhões. Aqui no país, conforme mostrado pelo Finsiders, a companhia quer investir R$ 2,5 bilhões em toda a sua infraestrutura operacional, comprar mais de 100 mil carros e vender acima de 50 mil veículos até o final de 2022.
Outras parcerias
Essa não é a primeira colaboração que a Credere formaliza este ano. Em maio, fechou uma parceria com a Creditas duas semanas depois que a fintech de Sergio Furio tornou pública uma nova solução, o Creditas Auto.
“O gráfico cresceu muito com eles, foi nossa primeira grande validação. Conseguiram em semanas o que levariam anos para fazer”, afirma Orlando, que também já assinou com a Linx e está em fase final de formalização com a icarros.
Hoje, a Credere está integrada a bancos com forte atuação em financiamento de veículos, como Honda, Pan, BV, Bradesco, Itaú e Santander.
Com mais de 250 varejistas atendidos em 25 Estados brasileiros, só em 2020, registrou mais de 1,8 milhão de simulações de crédito por mês (número que já está na média de 3 milhões) e R$ 1 bilhão em propostas de financiamento pagas pelos bancos, 50% maior comparado a 2019. Em 2021, já transacionou R$ 800 milhões em financiamento de veículos.
No fim do ano passado, a empresa recebeu um aporte de R$ 2,5 milhões liderado pela Domo Invest, com participação da Bossa Nova Investimentos. No total, a fintech já levantou R$ 4,1 milhões. Tem no captable, além da Domo e Bossa, os investidores-anjo Marcelo Alecrim, presidente do Grupo Ale Combustíveis, e Jucelino Souza, ex-CEO da Ale.
“O grande objetivo é que em todos os lugares que estão rodando financiamento, o Credere esteja por trás. Foram muitos anos de energia e crença para o mercado ver a importância daquilo que a gente criou. Achamos que o ano que vem nos reserva muita coisa legal nessa jornada de municiar o mercado de veículos”, sugere o CEO.
Mercado brasileiro
O mercado de veículos usados no Brasil é atraente – há cerca de 7,6 milhões de carros em circulação no Brasil, segundo dados da Fenabrave de agosto deste ano – portanto, bastante disputado.
Além do Creditas Auto, a fintech reforçou a plataforma em seguida com a compra da Volanty.
Competem no setor também a InstaCarro, que recentemente levantou R$ 115 milhões, e o Santander, com a Webmotors. Vale lembrar que o banco espanhol vem fazendo movimentações. Em julho, fez duas aquisições de uma vez: 80% da Solution4Fleet, de soluções de locação e assinatura veicular. Em parceria com a própria Webmotors, o banco comprou 67% do marketplace de serviços automotivos Car10.
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Giovanni Porfírio é jornalista com cinco anos de carreira, foi editor web no Startupi antes de chegar ao Finsiders. Formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-graduando em Produção e Práticas Jornalísticas na Contemporaneidade na Faculdade Cásper Líbero (FCL), teve passagens, ainda, por RICTV Record Londrina e Folha de Londrina.
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