Reportagens Exclusivas

iCertus estende parceria com Sebrae, lança linha de capital de giro, prevê multiplicar quantidade de clientes por 15 e abrir filial na Colômbia em 2023

iCertus, startup paranaense fundada em 2017 para oferecer serviços voltados para a gestão de micro e pequenas empresas, acaba de estender sua parceria com o Sebrae. A parceria regional fi firmada em maio, e agora vale para todo o território nacional. “Isso significa que todas as mais de 18,5 milhões de micro e pequenas empresas (entre elas MEI, ME e EPP) brasileiras podem usar nossa plataforma com vantagens disponibilizadas pelo Sebrae”, diz Fábio Ieger, CEO da iCertus.

Segundo o CEO, a carteira de clientes cresceu mais de 10 vezes em 2022 em relação a 2021 – e a expectativa para 2023 é repetir ou até mesmo aumentar essa performance. “Além disso, conseguimos aumentar a carteira de antecipação de recebíveis chegando a mais de R$ 150 milhões; e também implementamos o capital de giro – em apenas um mês, liberamos mais de R$ 110 milhões a micro e pequenas empresas”.

“Também fomos a Bogotá participar do Projeto Connect Bogotá Region, para fazer uma imersão sobre como o mercado colombiano pode ser o destino de uma futura internacionalização da iCertus”, revela.

Além da parceria com o Sebrae e da prospecção em Bolgotá, neste ano a fintech também vendeu uma participação minoritária para o BMG, e fechou um acordo com o governo do Rio Grande do Sul entrando no programa RS TER (trabalho, renda e emprego) oferecendo acesso gratuito a sua plataforma para mais de 1,3 milhão de micro e pequenas empresas do Estado. O programa é uma política público-privada coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, com o foco na geração de trabalho, emprego e renda, por meio do fomento ao empreendedorismo, a criação e/ou sustentabilidade de negócios embrionários, micro e pequenas empresas. “O intuito desse programa é levar gestão e financiamento para empreendedores do estado e estamos disponibilizando fundos de investimento que tem 5 bilhões de reais para isso”, revela.

A participação na iCertus faz parte da estratégia do BMG de criar um ecossistema de startups com competências especializadas, visando a expansão dos negócios atuais, geração de eficiência operacional e criação de novas unidades de negócios. “Oferecemos um software inteligente de gestão totalmente pensado e focado em micro e pequenas empresas que facilita a gestão do dia a dia de maneira simples e sem complicações”, explica Ieger. “Somos o primeiro ERP a levar crédito em apenas um clique”.