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Enquanto no modelo tradicional de marketplace de crédito, as empresas encontram diferentes opções oferecidas por instituições financeiras, no Kalea a proposta é inversa: os agentes financeiros, como bancos, fintechs, SCDs e FIDCs, podem prospectar ativamente na base de clientes que usam a plataforma da fintech e estão atrás de crédito. Tudo com consentimento das empresas.
Assim, pensando em fortalecer ainda mais essa relação, a empresa acaba de fechar uma parceria com a BizCapital, fintech de crédito para pequenas e médias empresas (PMEs). O intuito é proporcionar as melhores experiências e condições de financiamento para as companhias.
“No Kalea, o primeiro passo foi fazer a curadoria de bons agentes financeiros de crédito para começar a trabalhar na nossa plataforma. Então, surgiu a oportunidade com a BizCapital, que logo se apresentou como a empresa que queria automatizar esse processo e facilitar a vida do empreendedor, exatamente como o Kalea trabalha”, diz Luiz Falbo Di Cavalcanti, CEO e fundador do Kalea, ao Finsiders.
A fintech lançou a primeira versão da sua plataforma em fevereiro deste ano, depois de ter seu projeto acelerado no ano passado pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central (LIFT Lab), com apoio da Microsoft. Hoje, a startup também está incubada no hub de inovação do Banco do Nordeste (BNB), no Porto Digital, em Recife (PE).
A base atual de clientes da Kalea engloba desde MEIs até empresas de médio porte. Ao todo, a empresa possui 16 contratos de parceria distribuídos em vários Estados brasileiros, como São Paulo, Paraná, Pará, Pernambuco, Ceará e Bahia.
Para a BizCapital, a parceria surge como uma forma de acrescentar ainda mais valor ao ecossistema das empresas e trazer parceiros com a mesma ideia de negócio.
“Estamos buscando, cada vez mais, parceiros que tenham a visão de mundo alinhada com a nossa. Com o Kalea, existe uma intenção genuína de dar mais acesso e contribuir com a evolução da pequena empresa brasileira. Quando escuto um parceiro que pensa de forma semelhante, vejo que estamos no caminho certo”, comenta Bruno Israel, head de marketing da BizCapital.
Com uma base de 12 mil clientes, a carteira da fintech vem crescendo de forma acelerada — em outubro de 2020, por exemplo, eram 7 mil. A expectativa é terminar 2021 com 100 mil clientes — o foco é em pequenas e médias empresas que faturam até R$ 10 mil/mês e pelo menos 12 meses de CNPJ ativo. Entretanto, desde que dobrou o limite máximo para R$ 400 mil, a Biz começou a atrair clientes mais maduros e familiarizados com gestão financeira, chegando a atender aqueles que faturam a partir de R$ 3 milhões/ano.
Em junho, a empresa anunciou Ricardo Lopes, ex-Itaú Unibanco, como novo head de crédito. A informação foi divulgada em primeira mão ao Finsiders.
Este ano, a BizCapital também fechou uma parceria com a IBM para adotar o Watson Assistant, chatbot da fintech. O robô Berta, como é chamado, responde dúvidas sobre produtos e os requisitos para pedir crédito, explica as etapas do processo, dá informações sobre status dos pedidos realizados pelos clientes, condições e saldos, além de indicar documentos faltantes. O percentual médio de atendimento via Berta é de 95%.
Israel lembra, ainda, que a carência de educação financeira no Brasil, aliada ao excesso de burocracia, cria um ambiente de negócios muito hostil. “O papel da Biz é reverter esse quadro com simplicidade, senso de urgência e soluções realmente relevantes e educativas para os PMEs. No final do dia, temos nas mãos a oportunidade de transformar a jornada do empreendedor em uma história mais fácil, produtiva e, por que não, mais divertida”, diz.
Mercado aquecido
O segmento de PMEs tem se tornado a “menina dos olhos” para bancos e fintechs, o que revela um mercado cada vez mais concorrido. A fila inclui nomes como BTG+ Business — cuja carteira atingiu R$ 14,4 bilhões no segundo trimestre, alta anual de 142% –, Original, Inter e BS2 — que trouxe o CEO da Rede como novo presidente, o ex-CFO da Cielo para o conselho, e ainda comprou a fintech de antecipação de recebíveis Weel.
Outro competidor é o Linker, que neste ano dobrou o número de clientes e cresceu 4x o volume total transacionado na plataforma. A fintech começou com uma conta digital PJ, lançou o cartão de débito físico e link de pagamentos no ano pasado, e nos últimos meses vem agregando novas funcionalidades. Firmou, ainda, uma parceria com a Company Hero, revelada com exclusividade pelo Finsiders.
Já a Conta Simples, que levantou em junho uma extensão do seed money de US$ 2,5 milhões (cerca de R$ 14 milhões na época) da YCombinator, agora vem se posicionando como uma fintech que reúne, numa plataforma, software de gestão e conta corrente.
A Cora, dos ex-Moip Igor Senra e Leonardo Mendes, também puxa a fila. No fim de agosto, recebeu um investimento de US$ 116 milhões (mais de R$ 600 milhões) em captação liderada pelo fundo americano Greenoaks Capital (que investiu no QuintoAndar e na Brex, por exemplo). Desde que foi lançada oficialmente, em outubro de 2020, a solução da Cora soma cerca de 140 mil clientes (eram 60 mil em abril) e até o fim do ano a expectativa é ultrapassar 380 mil. Para 2022, a meta é superar 1 milhão, disse Senra em entrevista recente ao Finsiders.
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