Monkey Exchange começa expansão Latam e quer transacionar R$ 10 bi

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O marketplace de recebíveis Monkey Exchange vai alçar novos voos. Prevista para o primeiro semestre de 2021, a expansão internacional começará pelo Chile e, praticamente ao mesmo tempo, na Colômbia. A expectativa é desembarcar no México na segunda metade do próximo ano, conta Gustavo Muller Medeiros, fundador e CEO da fintech, à Finsiders.

Com investimento entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, o projeto de expansão envolve adaptação da plataforma para o contexto local dos países, além da contratação de dez pessoas, incluindo o chileno Darwin Enrique Sotomayor, ex-executivo de Citi, Scotiabank e Banco Consorcio. Sotomayor ficará responsável pela expansão pela América Latina, com exceção do Brasil, operação que continuará com o sócio Bernardo Vale.

“Não pretendemos ter no início um time local comercial, só back office para atender demandas. A plataforma é em nuvem, o core continua com a gente aqui no Brasil.”

Com cerca de 60 clientes, incluindo gigantes como Gerdau, Usiminas, Fiat Chrysler e M. Dias Branco, a Monkey Exchange triplicou a equipe este ano, para mais de 30 pessoas, com plano de fechar 2020 com 50 funcionários. “Sempre fomos um time enxuto. Agora está crescendo muito a quantidade de clientes, o que demanda mais gente”, diz Muller.

Gustavo Muller, CEO da Monkey Exchange (Crédito: Divulgação)
Gustavo Muller, CEO da Monkey Exchange (Crédito: Divulgação)

Até o fim do ano, a previsão é transacionar R$ 10 bilhões na plataforma, cifra dez vezes superior ao montante registrado em 2019. Para 2021, a meta é ambiciosa: “Queremos chegar a R$ 40 bilhões”.

Daqui a dois anos, a fintech planeja atingir R$ 70 bilhões em volume transacionado e receita de cerca de R$ 100 milhões. O empreendedor não divulga o faturamento atual, mas diz que a receita cresceu seis vezes em agosto, comparada a janeiro.

Ideia

Com o MVP na rua desde o início de 2017, a empresa foi criada por Muller, que trabalhou por oito anos na área de Debt Capital Markets (DCM) do Bradesco e do Citi e foi sócio da XP por três anos. Ao lado dele, no início, estavam Rafael Coelho (hoje CEO da Agronow) e Bruno Oliveira, ex-sócios do fundo de Venture Capital W7, além de Felipe Adorno, ex-engenheiro de software da Netshoes.

A ideia inicial era ser uma bolsa para negociação de recebíveis, mas Muller brinca que eles perceberam que o projeto estava à frente no tempo. Com a Resolução 4.734/2019, que regulamenta o registro de recebíveis de cartões, a tendência é que o segmento seja potencializado, mas para o empreendedor deve levar um tempo para o mercado se adaptar.

Como não deu para montar a “bolsa dos recebíveis”, os empreendedores criaram uma plataforma fechada para negociação de recebíveis, conectando fornecedores da indústria a compradores de recebíveis, num modelo de leilão em tempo real. “Criamos mini-mercados para cada indústria onde o risco da empresa é negociado ali. Aí a empresa convida parceiros que conhece e se confortável em dividir informações.”

Durante a pandemia, a fintech colocou foco em alguns segmentos mais resilientes na crise, como agronegócio e alimentação, setores que não pararam. “Tínhamos caixa ainda, mas como não sabíamos a proporção do impacto e o tempo da recuperação, a gente acabou aproveitando e trazendo um novo investidor”, conta Muller.

Em breakeven desde junho, a startup já captou R$ 8 milhões com investidores como a Wayra, hub de inovação da Telefónica e da Vivo no Brasil, Parallax Ventures, além de ex-executivos de alguns dos maiores bancos do país. Na pandemia, a empresa recebeu um aporte de uma ex-executiva de banco.

Com a expansão para outros países, a Monkey Exchange dá a largada em um projeto que fazia parte do modelo de negócio desde o início, já que muitas das empresas clientes têm operações no exterior.

“A gente entende que é um produto global, não regional, tanto na questão da oportunidade, quanto da necessidade. Se funciona aqui, a empresa vai querer implementar em outros países.”

Mercado aquecido

Outra novidade é que a startup está começando a rodar um piloto de um produto de international supply chain finance. O teste, iniciado agora, deve ser oferecido em escala até fevereiro de 2021, diz Muller.

O mercado de antecipação de recebíveis virou a menina dos olhos de várias fintechs. Entre os concorrentes da Monkey Exchange está a Antecipa, comprada pela XP Inc. este ano. Outro player é a Liber Capital (que tem o BTG Pactual como um dos principais parceiros), que adquiriu sua competidora Adianta.