A estratégia da recém-lançada Turn2C no mercado de consórcio

Foto: Eduardo Soares/Unsplash
Foto: Eduardo Soares/Unsplash

(Por Alessandra Taraborelli, para o Finsiders, com edição de Danylo Martins) Consórcio morreu de velho? Que nada. O mercado está tão aquecido que novas startups começam a explorar um setor tradicional e que ainda usa pouca tecnologia. É o caso da Turn2C que, a julgar pelo nome, promete revolucionar esse setor. Recém-chegada ao mercado, a fintech utiliza inteligência artificial atrelada a modelagens de matemática e de estatística, numa plataforma em que é possível encontrar a melhor opção de cota de consórcio entre as dezenas de milhares existentes no mercado, considerando o perfil de cada cliente.

O negócio foi idealizado por Bruno Pinheiro, que atuou no mercado financeiro durante anos e teve passagens por players como Itaú Unibanco e C6 Bank. No ano passado, ele assumiu a startup Concash, onde criou o mecanismo de cota no mercado secundário. Com os objetivos atingidos, Pinheiro saiu da operação em dezembro e passou a estruturar a nova fintech, voltada para o mercado primário de consórcios.

Depois de quatro meses, a Turn2C foi lançada oficialmente em 3 de maio. Nem bem chegou ao mercado, já ganhou um reforço de peso: Fabio Leme, executivo que já atuou no alto escalão de empresas como HDI Seguros, Itaú e Unibanco, AIG e Liberty Seguros. Com bastante experiência no desenvolvimento de produtos, canais e soluções para seguros e crédito, entrou como investidor e terá papel importante no desenvolvimento da fintech. Ele defende que a solução da Turn2C é totalmente inédita.

“Com a utilização de muita inteligência de dados, agregamos altíssima probabilidade de contemplação e previsibilidade para uma modalidade que não oferece isso em sua forma tradicional de comercialização. A Turn2C está conectada com todas as maiores e melhores administradoras de consórcio do Brasil e aponta qual a opção mais vantajosa para o cliente adquirir o seu bem a curtíssimo prazo”, explica, em entrevista exclusiva ao Finsiders.

O modelo de negócio é B2B, ou seja, não atende o cliente final. Hoje, a fintech já tem parceria com 240 escritórios que incluem agentes de autônomos de investimento associados, por exemplo, ao BTG Pactual, à XP Investimentos e à Órama, além de consultores de investimento, corretores de seguro e ex-gerentes de bancos. Até o final do ano, a meta é atingir 500 parceiros e, para 2022, multiplicar por três a rede de parceiros.

Nesses primeiros meses de funcionamento, a fintech já fez análise para mais de R$ 40 milhões de crédito, ou cerca de 70 cartas de consórcio, sendo a grande maioria para automóvel e imóvel.  A Turn2C já fechou parceria com cinco das maiores administradoras de consórcios do país (Itaú, Banco do Brasil, Santander, Rodobens Embracon), que representam 34% do mercado nacional de cotas ativas. O objetivo é negociar com outras administradoras de consórcio para, até dezembro, atingir 50% do mercado.

A solução permite maior previsibilidade sobre a cota mais adequada para que o cliente alcance o seu objetivo mais rápido, com menor capital de entrada e com a menor prestação. “Em nossos cálculos iniciais, esperávamos que 85% das cotas selecionadas com o lance sugerido fossem contempladas no prazo desejado. Hoje a contemplação está em 97% em até três meses e 92% no primeiro mês, o resultado é uma grata surpresa para nós. As administradoras estão vendo em nós um parceiro diferenciado, porque não estamos vendendo consórcio e, sim, buscamos a cota ideal”, explica Pinheiro.

De acordo com Leme, ainda não existe no mercado um modelo de negócio parecido com o da Turn2C e, por isso, eles estão trabalhando para ocupar o espaço e se manterem na liderança, não só em tamanho, mas também em inovação. “Existem, sim, algumas coisas na manga. Vamos investir bastante na usuabilidade, estamos desenvolvimento vários canais e também estamos pensando na possibilidade de cross selling com outros serviços”, revela o executivo, sem dar detalhes sobre os próximos passos da fintech.

Os executivos não quiseram falar sobre o valor do investimento feito na fintech até o momento, mas Pinheiro adiantou que já está no radar a primeira rodada de captação a ser estruturada para o final deste ano ou início do próximo. “Estamos nos preparando para fazer nossa primeira captação estruturada. Também está no nosso radar três produtos diferenciais para colocar na rede dos nossos parceiros. Um desses produtos será lançado ainda este ano”.

Mercado

A aposta da startup tem explicação. O mercado de consórcios cresceu 21,5% em 2020, somando R$ 163,63 bilhões, conforme dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Este ano, o setor vem batendo recordes nas vendas de novas cotas. De janeiro a abril, por exemplo, foram R$ 64,46 bilhões em créditos comercializados, alta de 59,4% na comparação com o mesmo período de 2020. Já o número de participantes ativos no setor já é de quase 8 milhões de consorciados.

A Consorciei, que atua no mercado secundário de consórcios, acabou de captar uma rodada Série A de R$ 30 milhões, liderada pela Tera, family-office dos fundadores do Pátria. O round contou, ainda, com a Tarpon, que já era acionista da companhia, e outros family-offices. Agora, a fintech vai mirar o mercado primário de consórcios.

Em abril, a Maná Consórcio, plataforma que facilita venda de cotas excluídas de consórcios, levantou R$ 50 milhões em um FIDC, estruturado pela Riza Asset, destinado exclusivamente para compra de cotas de consórcio em andamento e com deságio, conforme o Finsiders noticiou com exclusividade.

A Mycon, por sua vez, quer abocanhar uma fatia de 10% desse mercado até 2023, segundo adiantou Márcio Kogut, cofundador e CEO da fintech, em entrevista exclusiva ao Finsiders no ano passado. E a CashMe, fintech da Cyrela, também deve entrar no mercado de consórcio imobiliário, bastante explorado por grandes bancos, mas com pouco uso de tecnologia, conforme revelou o Finsiders em fevereiro.

Leia também:

Mercado de consórcio está aquecido: Consorciei levanta R$ 30 milhões

Franq, plataforma de bancários autônomos, traz Valor Capital ao captable