Pedro Coutinho: 'Boom' do e-commerce exige boa gestão dos pagamentos

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]

Por Pedro Coutinho*, especial para o Finsiders

Para grande parte dos varejistas, ter uma presença digital sólida é fundamental, especialmente neste contexto de isolamento social e fechamento do comércio. Esse movimento não deve retroceder, mesmo no pós-pandemia. Empresários de diversos setores já enxergaram o grande potencial de complementariedade entre o mundo físico e o digital. Alguns, inclusive, iniciaram suas jornadas empreendedoras já 100% online, no e-commerce.

O que muitos desconhecem é como fazer o gerenciamento dos pagamentos que podem chegar por diversos canais, como link de pagamento, depósito em conta, Pix, WhatsApp etc. Por isso, é necessário conhecer as ferramentas disponíveis e a forma com que podem ser conciliadas aos negócios para controlar a contabilidade e aumentar a eficiência da operação.

Uma pesquisa do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada este ano, mostra que 70% das empresas recorreram às redes sociais como uma forma de enfrentar as dificuldades dos últimos semestres. O levantamento aponta também que 55% das micro e pequenas empresas usam ferramentas de gestão, mas quando se trata de microempreendedores individuais (MEI), esta taxa cai para 12%.

Ou seja, o potencial de crescimento do e-commerce ainda é gigantesco. Dados de pesquisa da Neotrust mostram que as vendas pela Internet no primeiro trimestre deste ano aumentaram 54% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando ainda estávamos na pré-crise. Foram realizadas 78,5 milhões via e-commerce, que resultou em um faturamento de R$ 35,2 bilhões.

A reboque desta nova realidade, vemos a relevância dos pagamentos digitais, que só tende a crescer, bem como a inclusão financeira das pessoas. Uma pesquisa da PwC mostra que os volumes globais de pagamento sem dinheiro devem crescer 82% de 2020 a 2025 e que o Brasil deverá acompanhar este movimento.

Hoje em dia, é muito fácil encontrar cursos remotos e gratuitos de gestão financeira que valem ouro para quem quer estruturar e desenvolver um plano de negócios. Existem também diversos podcasts com entrevistas e cases inspiradores. A educação financeira, seja ainda na construção de um empreendimento ou em sua reorganização, é o pulo do gato para fazer o negócio ter uma diretriz, foco e pavimentar um caminho de sucesso.

Mesmo com essas alternativas, a contratação de serviços de gestão ou consultoria é assertiva. Criar este tipo de parceria com empresas especializadas pode contribuir de maneira decisiva para que o empreendimento seja bem-sucedido. Uma das principais causas de fechamentos de negócios é a falta de acompanhamento detalhado das finanças e de uma gestão financeira profissional e eficiente.

Para se ter sucesso no e-commerce, como primeiros passos, é fundamental organizar o site de vendas; ter infraestrutura tecnológica mínima que dê suporte de acessos, segurança e pagamentos; investir em fotos e vídeos dos produtos; e apostar em publicidade para impulsionar posts e alcançar mais pessoas nas redes sociais. Além disso, as contas correntes digitais atreladas a uma ferramenta de gestão para pessoa jurídica também ajudam na construção deste ecossistema financeiro saudável.

Ter um canal de vendas pela internet é tão complexo quanto abrir um estabelecimento comercial. Em ambos os casos, para fazer os negócios prosperarem é preciso agir com estratégia.

*Pedro Coutinho é CEO da Getnet Brasil

Leia também:

Artigo | Será o fim do modelo de assinatura de recorrência?

 

 

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]