CONCORRÊNCIA

PicPay, PagBank e Mercado Pago ganham mercado; Nubank perde

Segundo pesquisa, o líder da indústria de bancos digitais Nubank perdeu 1,2 milhão de usuários ativos em março

Imagem: Canva
Imagem: Canva

O número de clientes de bancos digitais e fintechs no Brasil continuou crescendo em março, puxado pelo aumento da base de nomes como PicPay, PagBank (ex-PagSeguro) e Mercado Pago. Na contramão, o maior player da indústria, o Nubank, registrou queda na quantidade de usuários ativos entre fevereiro e março. O resultado é de um levantamento mensal do Bank of America (BofA), em parceria com a consultoria Sensor Tower.

De acordo com a pesquisa, o banco do cartão roxo perdeu 1,2 milhão de usuários ativos no mês passado. Foi a maior queda mensal na série histórica. “Será importante monitorar se isso foi um evento isolado ou o início de uma tendência”, escrevem os analistas Mario Pierry, Antonio Ruette, Flavio Yoshida e Ernesto Gabilondo. Conforme o relatório, o Nubank encerrou março com 61,3 milhões de usuários ativos mensais. A base aumentou 20% em relação ao mesmo mês de 2023.

Em nota, o Nubank diz não estar familiarizado com os dados externos do relatório ou, ainda, com os critérios usados para medir o número de clientes ativos. Segundo dados internos da instituição, esse indicador continua aumentando, o que ocorreu em fevereiro e março. Isso está alinhado “com as tendências de novas aquisições de clientes e os níveis altos de usuários ativos mensais”, como mostrou o balanço do último trimestre de 2023.

Neobanks e ‘bancões’

O PicPay, por sua vez, aumentou em 1 milhão sua base de usuários ativos mensais. Assim, terminou o mês passado com pouco mais de 21 milhões, de acordo com o levantamento. Mesmo com a alta entre fevereiro e março, a fintech do grupo J&F perdeu 7% de usuários na comparação igual período do ano passado. 

No total, a indústria de neobanks adicionou 900 mil usuários ativos em março, atingindo 175 milhões, ou cerca de 80% da população brasileira. Além do PicPay, os outros destaques no mês passado foram PagBank e Mercado Pago — cada um deles ganhou 400 mil usuários, segundo a pesquisa. 

Entre os grandes bancos, a quantidade de usuários ativos ficou relativamente estável no mês passado, somando cerca de 100 milhões. O maior crescimento veio da Caixa Econômica Federal. Já as instituições privadas (Itaú Unibanco, Bradesco e Santander) e o Banco do Brasil tiveram queda na base entre fevereiro e março.