Em mais um movimento de expansão global, o Ebanx acaba de anunciar que está levando suas operações para a Índia. Assim, a fintech de pagamentos internacionais fundada no Brasil adiciona uma nova região ao seu portfólio, que inclui 18 países na América Latina e na África. O desembarque no país indiano é a primeira incursão da empresa na Ásia.
Na prática, o Ebanx permitirá que merchants globais ofereçam aos seus clientes indianos os métodos de pagamento mais usados no país. As primeiras modalidades, informa a fintech, serão o sistema indiano de pagamentos em tempo real, chamado de UPI (sigla para o nome em inglês Unified Payments Interface) e os cartões.
O “Pix indiano” é um dos grandes casos de sucesso de pagamentos instantâneos no globo. Atualmente, tem mais de 300 milhões de usuários e processou mais de US$ 1 trilhão no último, equivalente a um terço do PIB do país, segundo a entidade National Payments Corporation of India (NPCI).
Potencial
A chegada à Índia ocorre cerca de um ano depois que o Ebanx comunicou sua expansão para a África. Na ocasião, o continente foi definido pela companhia como a “próxima fronteira” dos pagamentos digitais. No caso da Índia, o potencial também é grande, considerando sua força no comércio digital global.
Conforme projeção do Morgan Stanley, a Índia caminha para se tornar a terceira maior economia do mundo até 2027. O setor de comércio digital do país tem previsão de crescer 35% até 2025, de acordo com projeções da Statista, com um valor de mercado superior a US$ 100 bilhões e uma base potencial de 400 milhões de usuários.
“O país viu seus pagamentos digitais crescerem quatro vezes nos últimos seis anos, consolidando um cenário muito diverso e centrado no cliente, que tem acesso em seu core”, afirma João Del Valle, CEO e cofundador do Ebanx, em nota à imprensa. “Temos a oportunidade de fazer parte da aceleração que está ocorrendo por lá.”
Economia digital global
O objetivo da fintech é conectar empresas globais e clientes indianos. Assim, possibilitará experiências de pagamento seguras, convenientes e localizadas em verticais como SaaS, jogos digitais, redes sociais, anúncios digitais, streaming e varejo online.
“Nossa estratégia para a Índia está completamente alinhada com nossa missão no Ebanx: criar acesso por meio de soluções tecnológicas e financeiras, para conectar milhões de pessoas, empresas e ecossistemas em mercados em ascensão à economia digital global”, diz Paula Bellizia, presidente de pagamentos globais da fintech.
Veja também:
Ebanx anuncia novos VPs nas áreas de produtos e governança