Ebanx anuncia novos VPs nas áreas de produtos e governança

Uma das novidades na fintech de pagamentos é a chegada de Valério Zarro como vice-presidente de governança, risco e compliance

A fintech de pagamentos Ebanx segue reforçando o alto escalão. Nesta terça-feira (22), o unicórnio brasileiro anunciou a chegada de Valério Zarro como vice-presidente de governança, risco e compliance. Ao mesmo tempo, divulgou que Kalecser Kurtz, atual VP de engenharia de software, passa a acumular em sua cadeira a área de produto.

Em nota, a companhia diz que a movimentação representa mais um passo importante “no caminho de fortalecer cada vez mais a tecnologia e a governança no centro de suas soluções globais, alinhadas com sua missão de conectar grandes marcas a mercados em crescimento como a América Latina e a África”.

Com mais de 20 anos de experiência em risco, compliance e finanças, Valério chega ao Ebanx depois de quase dois anos e meio na Movile, onde foi CFO e chief risk officer (CRO) na MovilePay e diretor financeiro da unidade de negócio fintech do iFood.

O executivo atuou, também, como CFO no PicPay e CRO na Alelo. Sua trajetória profissional inclui, ainda, passagens como CRO pelo banco digital Digio e pela EloPar, além de 35 anos de carreira no Banco do Brasil

“É um grande desafio alinhar governança, risco e compliance em um ambiente diverso como esse. Com certeza, é um dos fatores que me motivaram a me juntar ao time global do Ebanx. Chego aqui em uma estrutura que já vinha fazendo um trabalho brilhante. Meu papel será de fortalecer ainda mais essa base, unificando essas áreas que são tão relevantes e estratégicas para a existência e a sustentabilidade do negócio”, afirmou o executivo, em nota.

Produtos

Já Kalecser — que está há sete anos no Ebanx, onde entrou como arquiteto de software — agora é o VP de produto e engenharia. Desde maio de 2021, ele ocupava a posição de VP de engenharia de software na empresa, à frente das equipes que desenvolvem a plataforma global da fintech, que permite transações de payin, payout, liquidação global, integrações com mais de 100 métodos de pagamento em 18 países, atendendo mais de 1,6 mil comerciantes.

Conforme diz ele, a missão nas áreas de produto, inteligência de negócios, engenharia e dados é fazer com que a tecnologia esteja cada vez mais na base das soluções. “O Ebanx já tem um legado poderoso de criação de produtos. Minha função será dar continuidade a essa oferta de soluções cada vez mais consistentes e centradas no cliente”, disse.

Contratações

A “dança das cadeiras” no Ebanx não começou agora. Em 2021, um dos fundadores, João Del Valle, assumiu como CEO, após mais de três anos como COO e outros sete como CTO. De lá pra cá, a fintech vem recrutando experientes executivos e executivas em finanças e tecnologia. 

Em fevereiro do ano passado, por exemplo, o Ebanx contratou Paula Bellizia (ex-Google e Microsoft) como nova presidente de pagamentos globais. Já no início de 2023, foi a vez de Fabio Scopeta (também ex-Microsoft) ser anunciado como Chief Product Technology Officer (CPTO). 

O Ebanx também não passou incólume à crise no ecossistema de inovação e startups. Há pouco mais de um ano, a fintech demitiu cerca de 340 pessoas. Foi um dos diversos movimentos realizados pelo unicórnio, em meio ao adiamento do plano de fazer seu IPO nos Estados Unidos.  

Veja também:

Ex-CFO do Mercado Livre assume como co-CEO da fintech dLocal

Nubank e Ebanx fecham parceria para pagamentos cross-border