Como faz todos os anos em março, o Mercado Livre anunciou nesta terça-feira, 26, o tamanho dos seus investimentos para o ano corrente. Em 2024, somente o Brasil vai absorver mais de R$ 23 bilhões. Segundo o MeLi, este é o maior valor já alocado pela companhia no país em seus 25 anos de história.
O aumento do volume dos investimentos de um ano para outro, entretanto, foi menor do que o aumento das receitas no mesmo período. No primeiro caso, o percentual foi de 21%; no segundo, de 35%.
Em nota, o MeLi informou ainda que serviços financeiros, tecnologia e logística devem continuar os principais segmentos alvos do aporte no país e na América Latina. Mas também cita as frentes de marketing e retail media.
“Atingimos um marco de US$ 3 bilhões em faturamento no ano passado no Brasil. Mais importante que isso, vemos um aumento na retenção e recorrência dos nossos usuários e estamos vendo crescer a sinergia com o ecossistema do Mercado Livre”, diz o vice-presidente sênior de Mercado Pago no Brasil, Andre Chaves.
Mercado Ads
“O montante previsto inclui alocação em bens de capital e uma parcela de suas despesas operacionais estratégicas associadas ao desenvolvimento das prioridades de negócios da companhia para os próximos anos. Dentre os objetivos está o aprimoramento da infraestrutura, equipe e base operacional da logística do Mercado Livre no Brasil.”
Além disso, o MeLi pretende amplificar a presença do Mercado Pago com o aporte, “principalmente em relação aos usuários pessoa física”.
“O Brasil representa cerca de 52% da receita líquida total do negócio na América Latina e, apesar do cenário desafiador e competitivo, seguimos confiantes em sustentar nosso protagonismo na América Latina como um dos principais players de tecnologia do mundo”, afirma Fernando Yunes, vice-presidente sênior de Commerce e líder do Mercado Livre no Brasil.
Uma das prioridades do aporte anual é acelerar o negócio de publicidade digital do Mercado Livre, que melhora a performance dos anúncios no ecossistema. “O número total de anunciantes via Mercado Ads chegou a quase 170 mil em 2023, após aumentar por sete trimestres consecutivos, o que ajudou a receita do negócio de publicidade digital a atingir 1,6% do volume total de vendas na América Latina”, diz a nota.
Um dos seus concorrentes, o PicPay, acaba de anunciar a entrada nesse negócio.