A Creditas divulgou prejuízo líquido de R$ 246 milhões no terceiro trimestre, acumulando R$ 856 milhões no ano, ante R$ 351 milhões no mesmo período de 2021. O resultado representa uma melhora em relação aos três trimestres anteriores, mas é bem superior aos R$ 119 milhões do terceiro trimestre do ano passado.
A fintech especializada em crédito com garantia – começou com imóveis e depois automóveis e consignado – ressaltou no seu comunicado a alta de 173% das receitas que alcançou nos primeiros nove meses de 2022 :R$ 1.303 milhões, “mantendo nossa posição como uma empresa de alto crescimento enquanto movemos nossas prioridades para a lucratividade no próximo ano. Uma nova era está surgindo e nossa indústria de tecnologia está caminhando para fazer mais com menos e focando nos fundamentos”, diz o documento.
A fintech afirmou, ainda, que continua executando o plano de rentabilidade traçado em março. “Estamos aumentando com sucesso a eficiência, a alavancagem operacional e a reavaliação do portfólio. Agora estamos originando empréstimos com as margens projetadas mais altas que já vimos para trazer nosso lucro bruto de volta aos níveis normais e, embora a melhoria no terceiro trimestre seja limitada devido a um impacto temporário de deflação no portfólio de home equity, estamos vendo muito mais tendências robustas no quarto trimestre que continuarão até 2023”.
Fundada como BankFacil em 2012 pelo espanhol Sergio Furio, a fintech começou como um marketplace que comparava preços de produtos financeiros e direcionava clientes para instituições financeiras tradicionais. Em 2016, a BankFacil originou seus primeiros créditos com garantia de imóvel e de veículo. No ano seguinte, a fintech mudou de nome e se tornou Creditas.
Acompanhe a seguir os seis principais pontos destacados pela Creditas no comunicado aos investidores:
1. Manter o crescimento do portfólio alto e sustentável: o crescimento do portfólio permanece alto em 90% ano a ano, enquanto desaceleramos o crescimento trimestral para mais modestos 49% anualizados. Continuamos equilibrando crescimento e lucratividade para que o crescimento do portfólio forneça lucro bruto futuro, mantendo um olho no impacto negativo de curto prazo relacionado ao crescimento (fornecimento antecipado de IFRS e custo de aquisição de clientes).
2. Acelerar a repactuação da carteira de crédito: conforme antecipado, a precificação dos empréstimos pré-fixados passou de 32% a.a. em set-2021 para 49% a.a. em Set-2022. No entanto, devido à natureza de longo prazo de nossos empréstimos (prazo médio de 4 anos para empréstimos pré-fixados e 15 anos para empréstimos flutuantes), nosso preço médio de carteira aumentou apenas de 32% a.a. a 40% a.a. o que cria um forte backlog de aumento do preço da carteira nos próximos 12-18 meses para um spread adicional de 9% para construir a expansão do lucro bruto, algo que pode até acelerar com as reduções da SELIC no 2º semestre de 2023.
3. Aumentar o lucro bruto: após a compressão do lucro bruto durante o segundo semestre de 2021 e início de 2022 devido ao alto crescimento (impacto das provisões do IFRS) e ao aumento das taxas de juros (impacto no custo de financiamento), agora estamos experimentando o efeito reverso com a margem de lucro bruto em expansão para o primeira vez no Q3-22. Esperamos que essa tendência continue até 2022 e 2023 para recuperar margens de lucro bruto de 40 a 50%. A combinação de reprecificação de empréstimos, portfólio crescente, custo de financiamento estabilizado e menor impacto de provisão de IFRS cria ventos favoráveis significativos para nossa lucratividade. Conforme discutiremos mais adiante em nosso desempenho financeiro, apesar dos recordes de inflação e taxas de juros, não observamos uma deterioração significativa da qualidade do crédito e nossas carteiras permanecem altamente resilientes. Esperamos que o impacto do ciclo permaneça menor em nosso lucro bruto devido à presença de garantias em todos os nossos produtos financeiros, algo que já estamos vendo porque o terceiro trimestre de 2022 foi o primeiro trimestre em que vemos uma redução no custo de crédito de nossa carteira.
4. Aquisição das operações bancárias do Andbank no Brasil: após a assinatura do contrato de aquisição em julho, o Andbank concluiu o aumento de capital após a autorização das autoridades brasileiras e europeias, fortalecendo o balanço e acelerando o crescimento dos depósitos.
5. Redução do custo de aquisição de clientes: conseguimos trazer nosso custo de aquisição de clientes ao nível mínimo graças a (i) o impacto de nossos esforços de automação na redução do custo de aquisição e aumento da conversão e (ii) usuários recorrentes e clientes recorrentes agora representando a maioria de nossa nova originação de empréstimos. Além disso, à medida que a carteira cresce e a repactuação dos empréstimos se materializa, o CAC representa uma parcela significativamente menor de nossas receitas.
6. Racionalizando nossas despesas gerais: com contratações significativamente reduzidas após março de 2022, continuamos aumentando a produtividade por funcionário e esperamos continuar ganhando alavancagem operacional nos próximos trimestres até 2023.