Das grandes instituições financeiras brasileiras, a Caixa Econômica Federal era a única que ainda não tinha concluído as etapas necessárias para atuar com iniciação de pagamento via Pix no Open Finance. Agora o banco público está apto a operar com a modalidade, de acordo com comunicado da Estrutura de Governança do sistema, divulgado nesta segunda-feira (21/10).
A Iniciação de Transação de Pagamento (ITP) possibilita, como diz o próprio nome, iniciar transações fora do ambiente bancário. Isso vale, por exemplo, para compras em e-commerces, depósitos em aplicativos de bancos e fintechs (cash-in) e até contratação de empréstimos e aplicação em investimentos usando o saldo mantido em outra instituição.
Com o sinal verde para a Caixa, a lista de ITPs aptos a operar com esse serviço chega a 40 instituições [veja mais abaixo]. A relação inclui grandes bancos, fintechs, bancos digitais, cooperativas e empresas de tecnologia como o Google, com sua carteira digital Google Pay.
É a iniciação de pagamento, por meio da chamada Jornada sem Redirecionamento (JSR), que vai permitir o Pix por aproximação. A nova modalidade começa a ser testada em novembro deste ano, e o lançamento amplo está previsto para fevereiro de 2025.
De acordo com dados do Banco Central (BC), a iniciação de pagamento por meio do Pix movimentou mais de R$ 1,8 bilhão no acumulado de janeiro a setembro deste ano. A modalidade vem numa curva ascendente e mês a mês bate recorde em volume transacionado.
Instituições aptas a iniciar pagamentos com Pix no Open Finance:
- B3
- Banco do Brasil
- Banco Genial
- Banco Inter
- Banco Mercantil
- Banco Ribeirão Preto
- Banco Santander
- Banco Semear
- Banco XP
- Banrisul
- Belvo
- Bradesco
- BRB – Banco de Brasília S.A.
- BTG
- BV
- Caixa
- Celcoin
- Central Ailos
- Crystal BMC
- Cumbuca
- dLocal
- EBANX
- Efí
- Google Pay (exclusivamente via jornada sem redirecionamento)
- Hub Pagamentos
- Iniciador
- Itaú Unibanco
- Lina
- Mercado Pago
- Nubank
- Ótimo SCD
- Parati CFI
- PicPay
- Quanto Network
- Rendimento
- Safra
- Sicoob
- Sicredi
- U4C
- Unicred