Nubank fica fora do ar no Open Finance; banco diz que instabilidade foi parcial

O problema atingiu tanto transações via iniciação de pagamento, quanto a autorização para compartilhar dados com outras instituições

(Atualizada às 18h com uma nova resposta do Nubank) O Nubank ficou fora do ar no ambiente do Open Finance entre a noite de ontem (11) e a manhã de hoje (12), apurou o Finsiders. O problema atingiu tanto transações via iniciação de pagamento, usando saldo na conta do banco digital, quanto a autorização para compartilhar dados com outras instituições. 

Telas de usuários mostram os erros, por exemplo, para efetivar o consentimento a partir do aplicativo de um grande banco, ou ainda realizar uma iniciação de pagamento (ITP) por meio da conta de outro banco digital. Por volta das 9h30, informa uma fonte, os sistemas da fintech voltaram a funcionar. O Finsiders testou e, de fato, as operações agora estão disponíveis.

Foto: Reprodução/aplicativos de bancos

“Imagina se isso fosse no Pix. Será que o Nubank iria permitir que ficasse quase 12h fora do ar? O Open Finance tem a mesma importância que o arranjo Pix. Se fosse com o Pix, em 30 minutos, isso teria sido resolvido”, questiona um executivo do setor. 

O Nubank, que aderiu voluntariamente ao Open Finance há cerca de um ano, é o maior receptor e transmissor de dados no ecossistema. O banco digital tem se mantido nessa posição há meses e fica à frente de Itaú Unibanco e Mercado Pago, conforme dados públicos reportados pelas instituições participantes do sistema.

Outro lado

Procurado por volta das 11h, o Nubank informou ao Finsiders às 13h que identificou uma “oscilação temporária” em operações relacionadas a Open Finance na manhã desta terça-feira (12). O motivo para essa oscilação, no entanto, não foi informado pela empresa. “A instabilidade foi resolvida em poucas horas e as operações foram restabelecidas integralmente”, diz o banco.

Na primeira manifestação, o banco não negou que os sistemas ficaram fora do ar entre a noite de ontem e a manhã de hoje. Por volta das 18h, porém, a instituição enviou outro esclarecimento ao portal, por meio de sua assessoria de imprensa. “O Nubank esclarece que a instabilidade foi apenas parcial, com impacto mais abrangente durante pouco mais de três horas.”

Leia também:

Mercado Pago lança cartão de crédito para PMEs e aposta no Open Finance para fisgar essa clientela

Plataforma de pagamento de compras online do Nubank recebe licença de IP

As múltiplas oportunidades do Open Finance, na visão da Iporanga

Nubank chega a 80 milhões de clientes e se torna o 4º maior banco no Brasil