A nova estratégia da CIP para se relacionar com fintechs e startups

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 As cifras da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) impressionam. No ano passado, a entidade processou mais de 28 bilhões de operações financeiras, totalizando um volume de R$ 14,8 trilhões entre seus diversos serviços. Agora, a entidade considerada uma das principais infraestruturas do mercado financeiro quer firmar parcerias com fintechs e outras startups (como healthtechs) para testar novos produtos e novas soluções. Lançou o InovaCIP, programa de inovação aberta, com apoio da consultoria de inovação corporativa Innoscience.

As startups selecionadas terão acesso a uma rede de networking importante, já que a CIP tem relacionamento com mais de 1.400 instituições, incluindo bancos, credenciadoras, redes compartilhadas de ATMs, gestores, cartórios, fundos, além de órgãos e entidades públicas. “Essa conectividade da CIP com essas instituições do mercado em serviços financeiros é uma frente importante que pode gerar sinergias interessantes com startups que estamos buscando”, contou Leonardo Ribeiro, superintendente de negócios da CIP na live “Oportunidades para fintechs com grandes empresas”.

Segundo ele, as oportunidades para curto e médio prazo transcendem o mercado bancário, com a implantação do Open Banking. Além dessa frente, mais um pilar estratégico para a CIP é a tokenização de ativos. Outra área fundamental para a associação é a monetização de dados, até porque a CIP processa uma grande quantidade de dados todos os meses, e um dos grandes focos da entidade é explorar esses dados para geração de insights com foco em B2C e B2B.

Crédito: Pexels

Com inscrições abertas até o dia 19 de março, o programa InovaCIP é voltado para startups em todo o Brasil. O objetivo é selecionar negócios que tenham sinergia com cinco desafios: Monetização de dados; Registro de crédito; Prontuários e prescrições médicas e odontológicas; Registro de renda fixa; e Gestão de Caixa. É uma oportunidade para empreendedores que desenvolvem tecnologias em big data, back-office financeiro, Open Banking, blockchain, entre outras.

Para participar, as startups devem ter um MVP desenvolvido e validado, ou ter uma solução ou um serviço já no mercado. O intuito do InovaCIP é fazer um piloto pago para testar a solução das startups. Ao final do programa, as empresas poderão ser contratadas como fornecedoras ou parceiras estratégicas. Não haverá investimento em troca de equity.

Segundo Maximiliano Carlomagno, sócio-fundador da consultoria e inovação corporativa Innoscience, por vezes a startup tem um discurso de ruptura, mas em outros casos, a empresa percebe que a estratégia mais adequada é usar uma cadeia de valor ou um conjunto de ativos que já existe. “O acesso de ativos únicos – como será a parceria proposta pela CIP – tem sido um modelo bastante valorizado por startups.”

Para ele, um dos principais benefícios do programa InovaCIP é a oportunidade de as startups ganharem musculatura financeira, sem precisar ceder equity do negócio.

Inovação aberta

Essa é a primeira edição do InovaCIP, mas a CIP já desenvolveu outros projetos com startups e empresas de tecnologia, por meio de busca ativa, com obtenção de bons resultados. Um deles é o SecHub, idealizado em parceria com a ClearSale, empresa de tecnologia líder no segmento de antifraude no Brasil.

“Desde que começamos a trabalhar juntos para a criação do SecHub, antifraude exclusivo para o Pix, estruturamos uma equipe híbrida para desenvolver um produto na velocidade que a ocasião exigia, unindo os 20 anos de mercado da ClearSale – e a expertise no mapeamento do comportamento e reputação do consumidor digital – com o alto nível de governança da CIP, para trazer ainda mais segurança ao mercado financeiro. Com isso, percebemos o quanto a organização já estava madura para dar este importante passo no caminho contínuo da inovação, e, agora, ficamos muito felizes em testemunhar o nascimento de um programa de inovação tão promissor de um parceiro tão importante”, observa Marcelo Quieroz, head de estratégia da ClearSale.

O relacionamento com a ClearSale, por exemplo, faz parte da estratégia de inovação aberta da CIP, que procura firmar parcerias com outras empresas e instituições para levar soluções de qualidade ao mercado.

Integrante desde 2001 do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), a CIP tem um portfólio com 19 soluções tecnológicas disponibilizadas para todo o mercado financeiro. Outras soluções estão previstas para serem lançadas no curto e médio prazo. Reconhecida no mercado global, a associação pertence ao International Payments Framework Association (IPFA), da Asociación Latina de Camaras de Compensación, do Global Payments Forum, dentre outras associações que promovem infraestrutura aos movimentos do mercado financeiro.

Inscreva sua startup no site do programa InovaCIP. As inscrições vão até o dia 19 de março.

 





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