FUNCIONALIDADE

Sicredi libera adesão ao Open Finance pelo WhatsApp

O sistema cooperativo também passou a oferecer o recurso de trazer dinheiro de outra instituição financeira pelo aplicativo

WhatsApp - Imagem: Anton/Pexels
WhatsApp - Imagem: Anton/Pexels

O Sicredi, sistema cooperativo com 8 milhões de associados, anunciou duas novas funcionalidades relacionadas ao Open Finance. A partir de agora, é possível autorizar o compartilhamento do histórico financeiro por meio do WhatsApp. Além disso, também foi liberado trazer recursos de outra instituição financeira pelo aplicativo, usando a iniciação de pagamento.

O Sicredi não é o primeiro a oferecer essa função de adesão ao Open Finance por meio do app de mensagens. Desde agosto de 2022, o Banco do Brasil (BB), por exemplo, disponibiliza esse recurso aos seus clientes. Na jornada de iniciação de pagamentos, um exemplo de uso do WhatsApp é o da Efí Bank com a Blip, lançado no ano passado.

Para Paula Daniela Fantinel, gerente de Open Finance do Sicredi, as duas novas funcionalidades facilitam o dia a dia das pessoas. “Desde o início do projeto do Open Finance no Brasil, estamos ativamente participando, sempre com o objetivo de beneficiar nossos associados por meio das possibilidades que ele oferece”, diz a executiva, em nota.

Ao todo, 405 mil associados do Sicredi já compartilharam dados por meio do Open FInance. Entre consentimentos enviados e recebidos, o número chega a 810 mil, informa a instituição a Finsiders Brasil.

Em 2023, o Open Finance de maneira geral atingiu 42 milhões de consentimentos ativos, conforme relatório anual divulgado na semana passada. Desses 42 milhões, 27,7 milhões (ou cerca de dois terços) são consentimentos únicos — ou seja, pessoas físicas (CPFs) ou empresas (CNPJs).