Maioria dos brasileiros considera atraente ter aplicativo financeiro “tudo em um”

A pesquisa feita pela Ipsos a pedido da TecBan aponta também uma maior disposição das pessoas em compartilhar dados financeiros

Sete em cada dez brasileiros consideram um aplicativo financeiro “tudo em um” um serviço atraente ou extremamente atraente. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Ipsos a pedido da TecBan, que investigou hábitos, percepções e sentimentos do consumidor em relação ao Open Finance. 

Conforme o estudo, a maioria dos consumidores também enxerga como atrantes serviços como “ferramenta de comparação inteligente”, “aceleração do processo de solicitação de crédito” e “pagamentos instantâneos a partir de sites e aplicativos”.

Quando perguntados o que esperam de um app, 36% deles indicam a proteção contra fraudes. Pagamento de contas (30%), comida e transporte (26%) também são expectativas apontadas pelos brasileiros. Em seguida, aparecem ofertas e descontos com base nos hábitos de compra (26%). 

Fonte: Pesquisa Open Finance Brasil/TecBan e Ipsos

Há um interesse relevante, por exemplo, por ferramentas de gestão financeira (26%), dicas de educação financeira (23%) e recomendações de serviços (22%) com base no histórico de gastos. Por outro lado, pagamentos instantâneos internacionais são citados por apenas 17% dos entrevistados. E somente 11% esperam encontrar num app a compra de ativos digitais como NFTs e criptomoedas. 

Compartilhamento de dados e confiança nos players

A pesquisa aponta, ainda, uma maior disposição dos brasileiros em compartilhar dados financeiros. Mais da metade (52%) estão dispostos a compartilhar as informações financeiras para obter serviços. Na última pesquisa, em 2021, essa fatia era de 40%. Já a preocupação sobre como será a utilização desses dados diminuiu — de 46% para 34%. 

Para Tiago Aguiar, head de Open Finance da TecBan, o aumento do interesse pelo tema e percepções de relevância e confiabilidade estão acompanhando a evolução do Open Finance no Brasil. “Ainda estamos no início e temos mais de 900 instituições participando do novo sistema. Temos trabalhado com diversos atores para o atingimento dos marcos regulatórios, mas também para ajudá-los no aproveitamento das oportunidades que o novo formato apresenta para todos”, afirma.

Outra informação interessante é a percepção de confiança nos provedores de serviços de Open Finance. Em média, 68% dos entrevistados confiam em bancos estabelecidos. Esse patamar é de 50% no caso dos bancos mais novos, em sua maioria digitais. 

O nível é significativamente baixo (8%) quando se fala em empresa especializada em tecnologia móvel e de apenas 3% se for uma “fintech nova no mercado”.

A pesquisa entrevistou, entre 18 e 24 de maio de 2023, 1 mil homens e mulheres bancarizados, das classes A, B e C, com acesso à internet. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

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