Ana Carla Abrão vai liderar área de novos negócios na B3

A executiva, que assume o cargo em abril, chega com foco no desenvolvimento da vertical de negócios de dados e analytics da B3

A B3 anunciou hoje que Ana Carla Abrão Costa passará a liderar a área de novos negócios da companhia a partir de 10 de abril. Nesta data, ela assumirá como vice-presidente estatutária de novos negócios, cuja eleição ainda precisará ser aprovada pelo comitê de comitê de governança e indicação e pelo conselho de administração, informa a empresa em comunicado ao mercado.

Economista pela Universidade de Brasília e com doutorado pela FEA/USP, Ana Carla atualmente é sócia da consultoria Oliver Wyman no Brasil. Em sua carreira, foi diretora de gestão de riscos e capital e de modelagem de risco de crédito no Itaú Unibanco. De 2015 a 2017, também ocupou o cargo de secretária da Fazenda de Goiás.

A executiva chega com foco no desenvolvimento da vertical de negócios de dados e analytics da B3, incluindo o acompanhamento do plano de crescimento da Neoway e Neurotech, adquiridas pela empresa nos últimos anos. Ana Carla também terá um papel relevante no desenho e implementação dos negócios ligados a plataformas tecnológicas como serviço.

Em nota, a executiva diz que chega para reforçar um projeto focado em novos produtos, serviços e soluções que impulsionem ainda mais o mercado, os clientes e a economia.

“É um desafio único, pois vivemos um momento de aceleração e inovação do mercado de capitais, onde novas oportunidades surgem e há espaço para consolidarmos iniciativas de alto potencial de crescimento para a B3.”

Gilson Finkelsztain, CEO da B3, acrescenta citando que Ana Carla esteve nos últimos quatro anos no conselho de administração da companhia. “É uma profissional que tem um conhecimento bastante amplo na área bancária, tendo trabalhado em vários projetos inovadores e vai fortalecer os novos negócios da companhia”, afirmou.

A contratação de Ana Carla ocorre num momento em que a B3 vem ampliando sua estratégia de diversificação de receitas, com ênfase em dados e analytics. Nessa área, a companhia anunciou a compra da Neoway em outubro de 2021 e pouco mais de um ano depois divulgou a aquisição da Neurotech.

Leia também:

Carlos Ratto, ex-diretor da B3 e Cetip, é o novo CEO da Vórtx QR Tokenizadora

Luis Solha, ex-banco BV, é o novo diretor de produtos da Celcoin

Parfin, de infraestrutura web3, levanta US$ 15 milhões e atrai Framework e B3