EXPANSÃO

Ebanx recruta ex-Wise e Visa para liderar negócios na Índia

Rashmi Satpute chega para comandar o mercado indiano num momento em que a fintech brasileira busca crescer no país

Rashmi Satpute/Ebanx
Rashmi Satpute/Ebanx | Imagem: divulgação

O Ebanx, empresa brasileira de tecnologia especializada em serviços de pagamentos, acaba de contratar Rashmi Satpute como diretora de Desenvolvimento de Mercado na Índia. A executiva, baseada em Mumbai, chega para liderar o mercado indiano num momento em que a fintech busca crescer no continente asiático.

Com mais de 15 anos de experiência em finanças, Rashmi soma uma década na indústria de pagamentos. Entre outras posições, foi diretora para Índia e Ásia do Sul do Visa Direct, rede de transferências globais da Visa. Desde março de 2021, a executiva estava na fintech britânica Wise como country manager para Índia e Ásia do Sul.

Em nota, o Ebanx diz trabalhar ativamente para estabelecer sua presença na Índia, como parte da expansão das operações na Ásia, anunciada no ano passado. Recentemente, por exemplo, a fintech firmou uma parceria estratégica com o banco privado indiano Yes Bank. O objetivo é simplificar o processamento de pagamentos transfronteiriços e ampliar as oportunidades entre merchants (comerciantes) globais e clientes indianos no país asiático.

“Estamos entusiasmados em ter Rashmi em nossa equipe. Seu amplo conhecimento do mercado indiano e do cenário regulatório é crucial para desenvolver nossa presença na Índia”, afirmou João Del Valle, CEO e cofundador do Ebanx, em nota. “A Índia apresenta uma oportunidade substancial para o comércio digital. Ao mesmo tempo, o país está na vanguarda da inovação digital, com um cenário de pagamentos que evolui rapidamente, tornando-se crucial para a economia digital”, disse Rashmi.

Expansão

No primeiro semestre deste ano, o Ebanx também reforçou a alta liderança, promovendo dois diretores a vice-presidentes. Juliana Borges (Operações) e Eduardo de Abreu (Produtos) passaram a liderar todas as ofertas de serviço de pagamento da fintech nas regiões da América Latina, África e Índia.

Com o avanço tecnológico e a maior penetração da internet, o setor de pagamentos digitais na Índia está em franco crescimento. Um dos motores dessa expansão é o UPI, sistema de pagamentos instantâneos do país, o “Pix indiano”. De acordo com estudo do próprio Ebanx, o mercado de pagamentos digitais no país asiático cresceu 527% entre 2017 e 2023, alcançando mais de US$ 4 trilhões e 130 bilhões de transações.