Pravaler anuncia Rafael Piva como diretor de tesouraria e RI

Agora na fintech Pravaler, Rafael foi CFO na Vector Business Services e gerente de M&A e novos negócios na Bunge

O Pravaler, plataforma conhecida pela oferta de crédito estudantil, anunciou nesta segunda-feira (3) a chegada de Rafael Fernandes Piva como diretor de planejamento financeiro (FP&A), tesouraria e relação com investidores (RI), em um momento em que a fintech busca aumentar o portfólio e expandir para novos negócios.

Rafael é um executivo com experiência de mais de 15 anos no mercado, tendo sido CFO na Vector Business Services (plataforma de logística da Bunge), gerente de M&A e novos negócios na própria Bunge e gerente sênior de finanças, tesouraria, controladoria, C&C e impostos da DPA Brasil, uma joint-venture entre Nestlé e Fonterra no mercado de refrigerados lácteos.

Mestre em economia e Finanças pela FGV, além da experiência em empresas, o executivo também atua como professor de pós-graduação na FIA e FAAP.

“Sempre me identifiquei com temas conectados à educação, sobretudo em pautas que têm o poder de transformar este universo”, disse Rafael, em comunicado.

De acordo com o Pravaler, o executivo irá contribuir com a fase de crescimento da companhia, com foco no aumento do portfólio, na captação, retenção e soluções de tecnologia para instituições de ensino. A fintech também vem investindo em novos negócios — a ideia é que essa frente represente 35% do faturamento no prazo de cinco anos.

“Estamos trazendo Rafael Piva pela sua bagagem em dois segmentos muito importantes para nós: educação e finanças. A experiência dele fortalecerá ainda mais o relacionamento que temos com nossos clientes e está alinhado ao nosso planejamento consistente de expansão”, afirmou Fernanda Inomata, Chief Human Resources Officer (CHRO) do Pravaler.


Movimentos

Nos últimos anos, a Pravaler, que tem o Itaú Unibanco entre seus principais acionistas, vem lançando mão de algumas estratégias para diversificar as receitas. Em 2021, passou a oferecer crédito para cursos de curta duração e comprou a Amigo Edu, uma edtech que disponibiliza bolsas de estudo para o ensino superior.

Seguindo o objetivo de se consolidar como um ecossistema de soluções para a educação no Brasil, adquiriu a Jobs no ano passado, e começou a disponibilizar crédito para faculdades, em dezembro. Em fevereiro deste ano, o novo passo veio com a compra de 100% da Workalove, uma plataforma de desenvolvimento de carreira.

Até 2025, a Pravaler quer alcançar os R$ 10 bilhões financiados e 1 milhão de alunos na carteira.

Leia também:

Fintech Pravaler vai dar crédito para faculdades

Neon anuncia Fernando Miranda, ex-Nubank, como copresidente

Clara reforça liderança com ex-executivas da Meta e Amex

Nomad contrata Eduardo Baer, ex-iFood e DogHero, como COO