UM CONTEÚDO OVOCOM

Emissores apostam em cartões cada vez mais personalizáveis

Tecnologia financeira permite adaptar o produto às necessidades dos consumidores, com soluções para públicos específicos

Cartões, pagamentos - Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

A abundância de informações financeiras disponíveis atualmente permite que emissores personalizem produtos para públicos segmentados com distintas propostas de valor. Esse cenário tem incentivado empresas a apostarem na oferta de diferentes tipos de cartão, cada vez mais personalizados e modulares. São, por exemplo, soluções específicos para determinados públicos ou para demandas de categorias profissionais.

Dados financeiros justificam a atenção dada a essa modalidade de pagamento. No primeiro trimestre deste ano, foram movimentados R$ 965 bilhões com cartões, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. O campeão de uso foi o cartão de crédito, que transacionou R$ 635 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Cartões (Abecs).

As novas tecnologias em nuvem possibilitam que os emissores de cartão de crédito criem novos casos de usos. A Pomelo, provedora de tecnologia para emissão e processamento de cartões, fornece uma plataforma com informações detalhadas sobre cada transação: onde e quando o cartão foi utilizado, de forma física ou digital, entre outras. Isso permite ao emissor conhecer os hábitos de uso de cada cliente e criar serviços específicos para ele. 

O country manager da Pomelo no Brasil, Rafael Goulart, exemplifica com motoristas de aplicativo. Segundo ele, é possível criar cartões com condições especiais de vencimento e fatura para esses profissionais, que recebem repasses semanais das plataformas.

“O cartão é um dos produtos mais modernos e com maior disponibilidade de tecnologia do mercado. Hoje, graças à nossa plataforma em nuvem, conseguimos entrar na era da personalização, oferecendo algo além do óbvio para os consumidores.”

Além disso, o cartão é um propulsor para as inovações financeiras. Exemplo disso é o pagamento por aproximação, feature que ganhou popularidade nos últimos anos e agora terá uma adaptação para o Pix, conforme o Banco Central.

*Jornalista, sócio e CEO da Ovo Comunicação.