
O avanƧo do Open Finance no Brasil e a regulamentação da inteligĆŖncia artificial (IA) ā atualmente hĆ” um projeto de lei em tramitação no Senado ā terĆ£o um papel fundamental para a evolução das soluƧƵes que utilizam a tecnologia. Especialistas enxergam uma aplicação cada vez maior em Ć”reas como anĆ”lise de risco de crĆ©dito, onboarding e prevenção a fraudes. AlĆ©m disso, a tendĆŖncia Ć© que os produtos e serviƧos financeiros se tornem mais personalizados.
āA IA nĆ£o Ć© ābuzzwordā. Ć uma revolução que estĆ” transformando o mercado financeiroā, afirma Thiago Saldanha, CTO da Sinqia, empresa de tecnologia para o setor financeiro, em painel durante o āSinqia Summitā, com moderação de Danylo Martins, fundador do Finsiders.
De acordo com o executivo, ao combinar IA com dados de Open Finance e outras informaƧƵes para alĆ©m dos birĆ“s, Ć© possĆvel disponibilizar produtos de crĆ©dito mais assertivos, com maior velocidade e personalização na oferta. āA competição passa a ser cada vez mais por experiĆŖncias personalizadasā, complementa Lucas Carvalho, product marketing manager da Sinqia.
Modelos transparentes
A mensuração do retorno ao utilizar IA Ć© um dos principais desafios, aponta Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder, que oferece uma plataforma de analytics baseada em IA e auto machine learning (AutoML). āQuando teve o boom da IA, muitas empresas correram para montar times e desenvolver soluƧƵes inovadoras. Mas no final do dia precisamos saber mensurar quanto, de fato, elas estĆ£o trazendo de retorno.ā
Outro desafio Ć© a falta de regulamentação sobre o uso de algoritmos de IA. āTemos que ficar de olho nisso para nĆ£o criar tecnologias que sejam exclusivas. Precisamos, entĆ£o, trabalhar modelos transparentes em que se consiga entender o que a IA estĆ” aprendendo e porquĆŖ, e quais os pesos que estĆ” dando para cada informaçãoā, defende Rafaela.Ā
Com a explosĆ£o de fraudes envolvendo serviƧos financeiros, a IA ganha forƧa, ainda, para detectar padrƵes de comportamento de fraudadores. āAssim como tivemos a evolução do Pix, que Ć© uma forma rĆ”pida de transacionar, ao mesmo tempo veio o desafio da velocidade transacional, que Ć© um prato cheio para o fraudadorā, diz a empreendedora. Atualmente, a Data Rudder consegue detectar atĆ© 78% de contas laranjas e atĆ© 80% de fraudes em Pix, com 99% de taxa de aprovação.
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