INVESTIMENTOS

B3 implanta portabilidade digital para ativos de renda variável

A funcionalidade está disponível para os clientes das 15 corretoras habilitadas até o momento, de forma gratuita

Foto: Divulgação/B3
Imagem: Divulgação/B3

 A B3 implantou a portabilidade digital de investimentos para renda variável, como ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs. A funcionalidade está disponível para os clientes das 15 corretoras habilitadas até o momento, de forma gratuita. A transferência acontece em até 2 dias úteis.

“A transferência de ativos sempre esteve disponível para os investidores, mas isso envolvia um procedimento manual, com a troca de documentos entre o cliente e as corretoras. Para darmos esse passo foi necessário implementar tecnologia, para assim padronizar a troca de informações e automatizar os processos junto aos custodiantes. Isso, portanto, nos conferiu escalabilidade, viabilizando a solução”, disse em nota Guilherme Abbari, superintendente de Operações da B3.

“O processo digital diminui fricções e traz conveniência para o investidor exercer sua liberdade de escolha. Faz parte do compromisso da B3 tornar o ambiente de investimentos cada vez mais acessível e descomplicado para os investidores”, afirma em nota Vinícius Brancher, superintendente de Pessoas Físicas da B3.

As habilitadas

A portabilidade digital foi liberada para alguns investidores em julho de 2023, em período de testes, antes de ser ampliada.

As corretoras habilitadas a realizar a portabilidade digital até agora são 15. Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, BTG Pactual, C6 Bank, Clear Corretora, CM Capital, Genial Investimentos, Itaú Corretora, Mirae Investimentos, Rico Investimentos, Safra Corretora, Santander Corretora, Toro Investimentos, Warren Investimentos e XP Investimentos.

Outras corretoras ainda podem aderir ao serviço. Quatro instituições financeiras já estão testando a funcionalidade para liberar para seus clientes em breve: Banco do Brasil, Guide, Master e PagBank.