Pix fazendo escola: FedNow começa a funcionar nos EUA

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o FedNow foi criado para tornar os pagamentos diários "mais rápidos e convenientes"

O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, anunciou que o FedNow, seu sistema de pagamentos instantâneos, começou a funcionar nesta quinta-feira (20).

O lançamento da ‘versão norte-americana’ do Pix havia sido divulgado em março. No mês passado, o Fed afirmou que 41 instituições financeiras e 15 provedores de processamento estariam aptos no pontapé inicial.

Agora, porém, o mecanismo dá os primeiros passos com 35 ‘early-adopters’, entre bancos, cooperativas de crédito e o Escritório do Serviço Fiscal do Departamento do Tesouro dos EUA. Outros 16 provedores estão prontos para apoiar as instituições no processamento dos pagamentos.

Em comunicado, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que o FedNow foi desenvolvido com a intenção de tornar os pagamentos diários “mais rápidos e convenientes” nos próximos anos.

“Com o tempo, à medida que mais bancos optarem por usar essa nova ferramenta, os benefícios para indivíduos e empresas incluirão permitir que uma pessoa receba um contracheque imediatamente ou uma empresa acesse fundos instantaneamente quando uma fatura for paga”, afirmou o presidente do Fed.

No material divulgado à imprensa, o BC dos EUA destaca, também, que a partir do momento em que o serviço estiver funcionando na sua totalidade, deverá oferecer “benefícios substanciais” para consumidores e negócios, tais como rápido acesso aos recursos financeiros e a capacidade de gerenciar o fluxo de caixa das contas bancárias.

“Por exemplo, os indivíduos podem receber seus contracheques instantaneamente e usá-los no mesmo dia, e as pequenas empresas podem gerenciar os fluxos de caixa com mais eficiência sem atrasos no processamento”, disse a instituição.

Ainda de acordo com o BC norte-americano, o ganho para os usuários de bancos e cooperativas de crédito que se inscreverem no serviço é utilizar o aplicativo, site e outras interfaces de suas instituições financeiras para enviar pagamentos instantâneos com rapidez e segurança,

No futuro, a ideia é que o novo meio de pagamento possa funcionar nos mais de 9 mil bancos e cooperativas de crédito do país.

Leia também:

FedNow, o ‘Pix norte-americano’, será lançado em julho

BC prevê lançar Pix Automático em abril de 2024

Pix Automático deve impulsionar transações com empresas, diz BC