“Trouxemos nossa efígie robusta e tradicional, símbolo de um plano real, concreto, e economicamente revolucionário; mas que ainda nos olhava de lado, um pouco alheia ao redor… E decidimos encará-la de frente, olho no olho. Aqui a dama do real nos enxerga sem medo, mais arrojada, posicionada em um novo ângulo, com anseio de mostrar a atual perspectiva do país.”
A frase, de Beatriz Melges, da Talle, explica o conceito do projeto e a escolha do símbolo que ilustra a capa do livro BRASIL FINTECH, que é o pontapé inicial de uma iniciativa do mesmo nome criada por três mulheres: Jihane Halabi (Halabi e Chang Advogados), Mareska Tiveron (Zoop) e Bianca Lopes (Talle). O livro foi escrito por elas e outras 27 mulheres envolvidas no ecossistema das fintechs, e será lançado em 2/12 com um evento de apresentação em São Paulo.
Leia a seguir trechos do manifesto do BRASIL FINTECH:
“Estamos vivendo uma onda de mudanças regulatórias, estruturais e comportamentais que vem transformando o nosso país. Investimentos e estimativas recentes tornam indiscutível a relevância que o Brasil vem ocupando no retrato mundial do ecossistema Fintech. Mas, quem controla essa narrativa?
O Brasil Fintech vem para contar essa história: uma evolução econômica e uma força chamada nação Fintech.
Acreditamos em um diálogo aberto que utiliza a educação e se compromete em trazer diversidade e humanidade em sua concepção, criando uma consciência coletiva da responsabilidade e impacto que o mercado financeiro tem em nossa sociedade.
Quem Somos?
Um trio que se uniu com a missão de mudar a percepção e oportunidade para uma nação Fintech.
Estamos comprometidas a trazer para nossa comunidade olhares que são referências, com perspectivas locais e atuantes desse efervescente mercado.
Buscamos de forma positiva e pragmática criar um espaço, mais do que necessário, para que as agentes desta transformação ocupem seus devidos lugares e, juntas, possamos construir novos modelos de negócios.
Apenas o começo
Acreditamos que esse projeto seja apenas o nosso começo. Um veículo de uma mudança necessária e latente, presente na indústria financeira e tecnológica.
Já nascemos diversos, em meio de trinta autoras e suas distintas perspectivas, demonstrando a amplitude que verdadeiramente é a oportunidade Fintech para o Brasil.
O que você pode esperar do Brasil Fintech?
Começamos com um livro, pois tudo na vida tem um começo. E nada mais propício do que começar a documentar estes acontecimentos através de sua história!
Nossa primeira obra foi construída com muita dedicação, tempo e paixão.
Nossas autoras, um grupo de profissionais extremamente qualificadas, escolhidas a dedo, se uniram alinhadas na responsabilidade de equipar novas gerações e despertar interesse no potencial da nossa nação.
Nosso projeto vem criando conexões e oportunidades, como a história conectada que vivemos nessa evolução da tecnologia em tudo que nos cerca. E acreditamos que estamos apenas no começo dessa jornada.
Oferecemos uma visão consolidada sobre o terreno fértil para diversos públicos, desde potenciais investidores nacionais e internacionais, a incumbentes, bancos digitais, fintechs, órgãos reguladores e desafiadores do atual sistema.
O livro foi construído para sedimentar uma base de conhecimento compartilhado de um retrato macroeconômico e social, seguido pelos seus highlights regulatórios que hoje ainda definem e expandem o mandato do mercado financeiro, de pagamentos, varejo e muito mais.
Como você pode imaginar, daria para escrever uma grande enciclopédia com a missão de cobrir todos os tópicos. Buscamos então, construir uma obra conectada, ainda que trazendo perspectivas por vezes antagônicas, para retratar o presente em áreas de atuação já avançadas como Banking as a Service, Cross Boarder, Bancos Digitais, e trazer temas de um futuro e suas provocações, que não tão distante, se veem presentes e com grande foco e desenvolvimento; como Identidade Digital, Moedas Digitais e a descentralização.
Com intuito de trazer uma abordagem diferente, com valores humanizados e focados em impacto, buscamos parceiros e apoiadores que estão investidos a longo prazo nessa constante evolução e busca de propósito do mercado financeiro.”
Leia também:
- Empreendedorismo feminino: ano II, a missão;
- “A gente precisa acelerar a mudança”;
- Fundadoras de startups usam capacidade de ouvir, ousadia, resiliência e confiabilidade para tocar seus negócios;
- Precisamos mudar ou vai demorar para termos mais mulheres nos conselhos das empresas – Cynthia Hobbs;
- Crédito para empreendedoras de forma fácil, rápida e personalizada? Agora existe!
- Uma aventura à la Thelma e Louise: duas amigas caem na estrada conhecendo o empreendedorismo feminino pelo mundo.