Com US$ 466 milhões do Citi, Mercado Livre vai expandir crédito no Brasil e no México

No terceiro trimestre deste ano, a carteira de crédito do Mercado Pago na América Latina atingiu US$ 3,4 bilhões

O Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, acaba de anunciar que sua financeira Mercado Crédito recebeu uma nova linha de financiamento privado das subsidiárias do Citi no Brasil e no México. O valor total da operação é de US$ 466 milhões — US$ 237 milhões do Banco Citibank S.A. e outros US$ 229 milhões do Citibanamex, em moeda local. 

Em comunicado à imprensa, o banco digital diz que o objetivo do financiamento é ampliar a capacidade de crédito a consumidores e PMEs em ambos os países. No terceiro trimestre deste ano, a carteira de crédito da instituição na América Latina atingiu US$ 3,4 bilhões, alta de 22,6% na comparação com igual período de 2022. Desse total, cerca de 20% são originados para vendedores dentro e fora do marketplace em toda a região.

“O investimento reforça nosso compromisso com centenas de milhares de pessoas e PMEs no Brasil e no México, para que elas possam crescer, cumprir seus objetivos e entregar mais valor à sociedade”, afirma Andrés Anavi, vice-presidente sênior de crédito do Mercado Pago.

Funding

A operação não é a primeira do banco digital com o Citi. Há quase dois anos, a instituição liberou US$ 375 milhões para o Mercado Pago expandir o crédito também no Brasil e no México. “Acompanhamos o crescimento regional do Mercado Livre, desenvolvendo soluções financeiras inovadoras e sob medida para aumentar a produtividade da sua carteira de crédito”, afirma Julio Figueroa, diretor-geral do Citi para a América Latina.


Em julho do ano passado, o Mercado Crédito também divulgou um financiamento privado de US$ 233 milhões do Goldman Sachs. Entre 2021 e 2022, o banco norte-americano injetou um total de US$ 485 milhões na instituição financeira do Mercado Pago.

Contexto

Um dos maiores bancos digitais do Brasil, com ambição de estar no top 3, o Mercado Pago tem 48,8 milhões de usuários únicos ativos na América Latina. A maior parte da base está no Brasil, porém, a empresa não divulga a quantidade de clientes no país. 

Com receita líquida de US$ 1,6 bilhão no terceiro trimestre deste ano, o negócio de fintech representou 43,4% do faturamento total (US$ 3,7 bilhões) do Mercado Livre no terceiro trimestre deste ano. 

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