Matera compra Cinnecta para avançar em IA

Foi a segunda aquisição realizada pela empresa de tecnologia, que atende alguns dos principais bancos digitais do país

A Matera, empresa de tecnologia especializada em soluções e produtos financeiros, acaba de anunciar a compra do controle da Cinnecta, plataforma de inteligência de dados especializada em análise de comportamento. Com o negócio — que não teve o valor revelado — a Matera complementa seu portfólio, com soluções baseadas em inteligência artificial (IA). 

De acordo com nota divulgada à imprensa, o objetivo é fornecer aos clientes insights estratégicos para suas operações, com recomendação de ações para maximizar o lifetime value (LTV). “A IA, sem dúvida, nos ajudará a impulsionar melhorias para nossos clientes”, afirmou Carlos André Guimarães, presidente do conselho de administração da Matera. “Com a Cinnecta como o braço oficial dessa tecnologia na Matera, agregaremos ainda mais valor aos nossos produtos.”

Fundada há 10 anos em Belo Horizonte (MG) pelos irmãos Eduardo e Ricardo Ferreira, a Cinnecta soma cerca de 50 funcionários. Tem no portfólio de clientes bancos como Bradesco, Digio, Inter e Neon, conforme informações em seu site. Com a aquisição, a dupla de cofundadores seguirá na gestão da empresa. Desde o início do negócio, a startup atraiu investidores como KPTL e Wayra

“Estamos totalmente alinhados com a visão da Matera para o mercado no Brasil e sua expansão nos EUA”, disse Eduardo Ferreira, cofundador e CEO da Cinnecta, em nota. “Este é um momento incrivelmente empolgante para se juntar à empresa, com a Matera avançando em novos territórios. Isso representa uma oportunidade de aplicar nossa tecnologia para transformar uma indústria.”

M&A

Não é a primeira vez que a Matera “faz um Pix” para avançar na estratégia de ampliação do portfólio. Em maio do ano passado, a companhia fundada em Campinas (SP) comprou a Onidata, plataforma de infraestrutura para operações de crédito PF e PJ. 

Criada há 36 anos, a Matera tem mais de 280 clientes, mais de 58 milhões de contas e processa mais de 2,1 bilhões de transações via Pix por ano. Em 2022, a companhia faturou R$ 315 milhões, alta de 30% em relação ao ano anterior, conforme reportagem publicada em março deste ano pelo site Baguete. Na base de clientes estão nomes como Afinz, Banco Bmg, C6 Bank, Digio, Magalu, Mercado Pago, Neon, PagBank, entre outros.

Leia também:

Matera compra Onidata e amplia oferta com solução de crédito B2C

De Campinas para São Francisco: Matera aposta no FedNow, o “Pix” dos EUA