Matera compra Onidata e amplia oferta com solução de crédito B2C

A Matera, empresa de tecnologia especializada em soluções e produtos financeiros, anunciou nesta terça-feira (10) a compra da Onidata, plataforma de infraestrutura para operações de crédito PF e PJ, como empréstimo pessoal, consignado privado, CDC (crédito direto ao consumidor), capital de giro, entre outras linhas.

Com a transação, de valor não revelado, a Matera passa a oferecer soluções de crédito B2C em seu portfólio, em um movimento de ampliação da oferta para seus clientes.

Em operação há 35 anos, a companhia tem mais de 250 clientes corporativos, mais de 40 milhões de contas e 1,2 bilhões de transações realizadas via Pix. Estão na base empresas como BNP Paribas, Afinz, Banco Bmg, C6 Bank, Magalu, Mercado Pago, Neon, entre outras.

“Estamos crescendo de forma sustentável e essa aquisição nos permite atender nossos clientes de forma mais completa”, comenta em comunicado Carlos Netto (conhecido no mercado como ‘TK’), CEO da empresa, e um dos grandes especialistas em Pix, tendo participado dos grupos de trabalho do Banco Central (BC) para a criação do sistema de transações instantâneas.

Dentro da Matera, a Onidata vai operar como uma unidade de negócios (BU, na sigla em inglês) e a estrutura corporativa da empresa se somará às áreas já existentes, como vendas, RH, financeiro e jurídico.

“Com a Matera, passamos a ganhar robustez e capacidade de crescimento acelerado”, diz no comunicado Amilcar Collares Chaves, sócio-fundador da Onidata, ao lado de Maria Helena Collares Chaves.

Em 2008, o casal vendeu a Tools Software para Datasul/Totvs. Dez anos depois, passado o período de ‘non compete’, a dupla resolveu empreender novamente e montou a Onidata, um SaaS (software as a service) para operações de crédito, com infraestrutura e APIs próprias.

É a primeira aquisição feita pela Matera, desde que recebeu um aporte de R$ 100 milhões da gestora de private equity Kinea, do Itaú. A empresa — que está prestes a desembarcar nos EUA — também anunciou em dezembro último a chegada de Ricardo Chisman como presidente.

Mercado

Movimentos de M&A têm sido mais frequentes na arena de tecnologia em serviços financeiros. Na semana passada, o FitBank — que tem o JP Morgan e a CSU como acionistas — anunciou a compra do controle da EasyCrédito, marketplace de crédito pessoal.

Em fevereiro, a Celcoin divulgou a aquisição da Flow Finance para também avançar em crédito e novas aquisições estão previstas em sua agenda de consolidação. A QI Tech é outra que planeja ir às compras nos próximos meses.

A notícia sobre a compra da Onidata pela Matera saiu primeiro no Pipeline, site de negócios do Valor Econômico.

Leia também:

Matera traz presidente; ‘TK’ segue como CEO

Consolidação que chama? FitBank compra EasyCrédito e amplia oferta

Artigo: ‘Banco invisível’ e a digitalização do setor financeiro

Novas tecnologias e regulações habilitam ‘invisible banking’