Visa lidera rodada na Agrotoken, de tokenização de commodities agrícolas

Com valor não revelado, o aporte chega para acelerar o crescimento da startup argentina e o desenvolvimento de novos produtos

A Agrotoken, startup argentina de tokenização de commodities agrícolas, anunciou nesta segunda-feira (6) que acaba de fechar uma rodada pré-Série A, liderada pela Visa. O valor e os termos da operação, porém, não foram revelados.  

Em nota à imprensa, a empresa diz que o investimento chega para acelerar o crescimento do negócio e o desenvolvimento de novos produtos, assim como a expansão para outros países dos cartões Agrotoken bandeira Visa. O acordo tem como objetivo, ainda, promover maior inclusão de pequenos agricultores, permitindo-lhes utilizar produtos financeiros tokenizados.


“Este investimento permite-nos ampliar os nossos objetivos, a nossa oferta e focar nos desafios que temos pela frente, permitindo-nos seguir para um novo futuro de soluções financeiras e meios de pagamento para o ecossistema agroindustrial”, afirma Eduardo Novillo Astrada, CEO e cofundador da Agrotoken, em nota.

De acordo com Eduardo Coello, presidente regional da Visa América Latina e Caribe, a companhia está focada em ajudar produtores agrícolas e empreendedores de todos os tamanhos a escalar por meio de inovações em alternativas de pagamento digital usando tecnologias blockchain e tokenização. “Estamos focados em ajudar a conectar stablecoins digitais e moedas tradicionais para permitir que todos prosperem”, diz o executivo.

Evolução

Fundada em 2020 em Buenos Aires (Argentina), a Agrotoken desenvolveu uma plataforma tecnológica, baseada em blockchain, que cria tokens fungíveis a partir de commodities agrícolas. Assim, a intenção é digitalizar e democratizar o agronegócio. A startup acaba de realizar as primeiras tokenizações no Brasil e, recentemente, definiu São Paulo como sua sede regional. 

A operação com a Visa é um novo passo no relacionamento entre as companhias. Em janeiro deste ano, a Agrotoken lançou seu cartão internacional lastreado em commodities agrícolas. O produto permite, então, que produtores agrícolas façam compras com grãos tokenizados, sem intermediários, em mais de 80 milhões de estabelecimentos comerciais globalmente.

O aporte de agora é o segundo na história da Agrotoken. Em dezembro de 2021, a empresa levantou US$ 5 milhões em uma rodada liderada pelo fundo Xperiment VC, com participação de investidores como Barn Investimentos e Newtopia VC

Saiba mais:

Agfintech Nagro capta rodada Série A com Kinea e Revolution

Na Colômbia, Credix usa stablecoin para levar crédito ao agro

O dinheiro digital como fomentador do agronegócio

E-ctare prepara o “terreno” para ser uma techfin no agro