Seis em cada dez pessoas usam aplicativos para investir, diz Anbima

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.7″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

(Por Victoria Roberta, com supervisão de Giovanni Porfírio)

Como já era de se esperar, o futuro chegou. A evolução da tecnologia nunca foi tão instantânea como no último ano. A pandemia impulsionou e garantiu aos meios digitais o primeiro lugar na preferência dos investidores. Pela primeira vez, os aplicativos dos bancos foram a solução mais utilizada, superando a ida até a instituição, que até então era a atividade mais comum para investir.

Entre 2019 e 2020, o uso de aplicativos para investir passou de 30% para 62% como meio preferido pelos brasileiros ao fazer uma aplicação financeira. Já a visita à agência passou de 71% para 55% no mesmo período, aponta a pesquisa “Raio X do Investidor”, realizada pela Anbima, em parceria com o Datafolha. Os investimentos à distância não se limitam aos apps: sites de bancos e corretoras, ou mesmo o telefone, tiveram crescimento expressivo.

Apesar dos números significativos da digitalização, a conversa presencial com o assessor de investimentos continua tendo grande relevância na busca de informações e para obter orientações sobre o destino do dinheiro ao investir. Tanto é que cerca de 41% dos investidores preferem esses métodos. Sites de notícias e indicação de conhecidos também são opções relevantes, com 18% e 15% de preferência, respectivamente. O processo de investimento é realizado por canais digitais, mas os investidores preferem conversar com profissionais pessoalmente para entender caso a caso.

“O investidor continua valorizando o atendimento presencial e o aconselhamento com um profissional, a despeito de toda a digitalização observada no mercado financeiro nos últimos anos.”, afirma Marcelo Billi, superintendente de comunicação, certificação e educação de investidores da Anbima, em nota. 

E a escolha pelos meios digitais não se limita aos investimentos. As transações online como um todo estão em alta, de acordo com uma pesquisa divulgada C6 Bank e Ipec, que teve a participação de 2 mil brasileiros.

Segundo o levantamento, a maioria dos entrevistados ainda usa os bancos tradicionais, em comparação com os bancos digitais — 65% contra 31%. Porém, quando avaliado por faixa etária, é possível ver que, no caso dos brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, os bancos digitais já superam os tradicionais, 51% contra 41%. Conforme a pesquisa, 57% dos entrevistados têm contas em bancos digitais. E desses, 47% mantêm suas contas em bancos tradicionais e digitais simultaneamente. Outros 10% abandonaram de vez as instituições convencionais.

O levantamento “Raio X do Investidor” foi realizado pela Anbima em parceria com o Datafolha. As entrevistas aconteceram entre 17 de novembro e 17 de dezembro de 2020, ouviu 3,4 mil pessoas da população economicamente ativa, aposentados e pessoas que vivem de renda, das classes A, B e C em todas as regiões do país. A pesquisa possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: 

Sete em cada dez brasileiros têm conta em fintech, aponta pesquisa

 

 

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]