O Open Data bate à porta — e a DrumWave está preparada

A dWallet, carteira digital de gerenciamento e comercialização de dados da DrumWave, deve chegar ao mercado brasileiro no terceiro trimestre

Após um ano de atraso, a dWallet, carteira digital de gerenciamento e comercialização de dados da DrumWave, empresa brasileira que nasceu na Califórnia, deve finalmente chegar ao mercado brasileiro no terceiro trimestre deste ano e, em 2024, nos Estados Unidos. A carteira digital foi apresentada à imprensa na última quinta-feira (22).

Na esteira do Open Data e da aprovação do Marco Legal dos Criptoativos, a DrumWave promete oferecer autonomia para os usuários, permitindo que eles possam conectar, armazenar e comercializar seus dados a partir de ofertas simplificadas e gratuitas.

“O coração desse ecossistema é formado pelas ofertas, que combinam casos de uso dos dados, dos negócios e dos pagamentos”, afirma Fernando Teles, presidente da DrumWave. “Com a dWallet, os usuários poderão trocar dinheiro por dados e dados por dinheiro, criando um novo paradigma de economia baseada em informações.”

A concepção de uso dos dados vem sendo gestada há algum tempo. Com a chegada do Open Finance, em 2021, as instituições financeiras passaram a ressaltar o benefício do compartilhamento das informações aos seus usuários, permitindo que eles possam receber ofertas personalizadas de acesso a produtos e serviços de acordo com o seu histórico financeiro.

No caso da carteira digital da DrumWave, a ideia é que o usuário possa fornecer suas informações com qualquer empresa, pessoa, banco ou serviço com quem possui relação, sem passar por sistemas de pagamentos como Amazon ou Apple.

Entre os dados a serem compartilhados, há o histórico de navegação, informações do dispositivo, dados de relacionamento com empresas. Dados sigilosos, como nome, CPF e situação financeira, também se encaixam na proposta.

Por outro lado, como ganham com as informações, as empresas conseguem disponibilizar recompensas aos usuários, como pagamentos, descontos e investimentos. É nessas bases que nasce o conceito do Ecossistema Brasileiro de Monetização de Dados.

“Juntas, as empresas no Ecossistema Brasileiro de Monetização de Dados cobrem quase 85% da população brasileira, incluindo homens, mulheres, crianças, idosos, jovens, empregados, aposentados e desempregados”, explica o CEO da DrumWave, André Vellozo. “São companhias que juntas representam 13% do PIB nacional.”

Concluída a primeira fase de execução, em outubro do ano passado, a dWallet passou por uma segunda fase de implementação, por um período de seis meses. No processo, participaram 15 empresas, como BV, Tecban e Visa, entre outras mantidas em sigilo.

Elas então analisaram seus dados e mapearam a construção do ecossistema da dWallet com as suas equipes. Em maio, as empresas iniciaram a criação de ofertas.

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