Em fevereiro, o Finsiders publicou uma reportagem que contava em detalhes os motivos pelos quais o Banco Original estaria migrando sua operação de varejo para o PicPay, do mesmo grupo, a J&F, da família Batista. Com o movimento, a instituição passaria a se concentrar na área de atacado.
Na ocasião, uma fonte com conhecimento do assunto disse ao portal que o processo de transição já estava bem avançado, com novidades previstas ainda para o primeiro semestre. Agora, essa estratégia ganha corpo — a partir de julho, as contas pessoas físicas do Original passam a ser do PicPay. Os clientes do banco começaram a ser comunicados por e-mail nesta quinta-feira (15).
Pela primeira vez, as empresas se posicionam de forma oficial sobre o assunto. Em nota, informaram que o objetivo desse movimento é impulsionar cada uma das marcas no seu segmento mais forte. Ou seja, o PicPay no varejo e o Original no atacado. Além disso, a ideia é aproveitar sinergias entre as operações para ganhar eficiência e acelerar a esteira de novos produtos.
“A decisão por fazer esse movimento estratégico foi tomada depois de termos realizado uma estratégia bem-sucedida nas duas empresas, entregando tudo o que prometemos e até mais. À medida que os negócios se desenvolveram, entendemos que é a hora de ampliar a expertise de cada uma das companhias no seu segmento core e expandir ainda mais as operações”, afirmou José Antônio Batista, presidente do conglomerado financeiro do grupo J&F.
Como vai funcionar
Conforme as empresas, “não haverá qualquer prejuízo” aos clientes. As pessoas continuarão com acesso às mesmas funcionalidades, como cartão de crédito e débito — sem a necessidade de trocar nem o plástico — e o seu programa de pontuação, mesmos limites, opção de conta compartilhada e gerente de atendimento. O mesmo vale para empréstimos e outros produtos financeiros.
“As funcionalidades do Original se somam ao ecossistema financeiro completo que já existe no PicPay, como a conta digital com maior rendimento automático em 30 dias, de 102% do CDI, investimentos, a opção de movimentar todas as contas bancárias no mesmo app com uma experiência única e também ferramentas de gestão financeira, como os Cofrinhos”, diz o texto.
No caso de clientes do Original que ainda não tenham conta no PicPay, por exemplo, é preciso baixar o app e fazer login com os mesmos dados (CPF e senha). Assim, a partir de julho, todas as informações do usuário que estavam no banco serão automaticamente disponibilizadas no PicPay, app que passará a ser utilizado para acessar a conta do cliente pessoa física. Caso já seja usuário do PicPay, não é preciso fazer nada.
Dessa forma, também será possível acessar todas as informações do histórico no Original por meio do app PicPay. Isso será feito a partir da chamada ‘Conta das contas’, que permite visualizar e movimentar outras contas bancárias pelo app por meio do Open Finance.
Cada um no seu “quadrado”
Para Eduardo Chedid, agora chamado oficialmente de presidente do PicPay, a chegada do varejo do Original acelerou o portfólio do super app, sem abrir mão das entregas já previstas. “O maior beneficiado é o cliente, que, além de não ter nenhum prejuízo em relação ao que já utilizava, ganha mais produtos e serviços para facilitar a sua vida. E o usuário que já estava no PicPay terá um app ainda melhor”, disse.
A incorporação dos clientes do Original, aliás, é mais um passo na jornada de transformação da fintech. A companhia evoluiu de carteira digital para um super app, com serviços financeiros e não financeiros, que soma atualmente 30 milhões de usuários ativos mensais — a base total de cadastrados passa de 70 milhões.
Em junho do ano passado, também sem alarde, o PicPay recebeu aprovação do Banco Central (BC) para mudar o nome do antigo Banco Original do Agronegócio para PicPay Bank. Com isso, passou a ter sob sua estrutura uma instituição financeira, além da própria instituição de pagamentos (IP).
O Original, por sua vez, se concentrará no atacado, uma operação que registra lucro há mais de sete anos, segundo a instituição. “Vamos dar continuidade a uma operação sólida e ampliá-la, com foco total nos negócios que deram origem à trajetória do banco e o transformaram em uma referência no mercado, no agronegócio, corporate e agora no empresas”, afirmou Luiz Meneguetti, novo presidente do banco.