Por que bancos e fintechs têm adotado mais soluções em SaaS

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Não há dúvidas de que as empresas estão investindo mais em tecnologia. Globalmente, os gastos com TI crescerão 5,1% este ano, para quase US$ 4,5 trilhões, conforme projeção do Gartner. O maior aumento (11%) será em softwares empresariais, cujo crescimento está bastante associado ao avanço da nuvem.

Tanto é que, em 2020, o mercado de software em cloud ultrapassou pela primeira vez o mercado fora da nuvem. Até 2025, o Garner prevê que a diferença já será o dobro, num sinal claro de que as companhias em diferentes segmentos utilizam cada vez mais softwares como serviço (SaaS, na sigla em inglês).

No setor financeiro, não é diferente. Bancos e fintechs têm adotado mais soluções no modelo SaaS, em vez de optar por sistemas com instalação local, também chamados ‘on-premises’. A explicação para esta tendência é que soluções SaaS têm diversas vantagens em comparação com as operações em instalações locais, entre elas, a redução de custos e a otimização de processos.

“Ao adotar sistemas em SaaS, a instituição financeira passa a ter foco no negócio, porque toda a parte de infraestrutura e software está sendo feita como serviço. No final do dia, as regras de negócio e atualizações ficam a cargo da empresa desenvolvedora do software”, explica Amilcar Chaves, CEO da empresa de tecnologia Onidata.

Ao adotar uma solução SaaS em cloud computing, torna-se mais fácil que o sistema receba atualizações, visto que todo o processo ocorre automaticamente. Na prática, ao acessar a internet a nova versão fica disponível.

Trata-se de um procedimento muito mais simples se comparado a uma instalação local que, como diz o nome, demanda a presença de técnicos ou a intervenção do usuário para fazer as atualizações e modificações necessárias nos sistemas. Agora, imagine um processo desse feito em centenas ou milhares de máquinas de um banco ou uma financeira, por exemplo. Um esforço de tempo e recursos financeiros, que poderiam ser alocados na estratégia do business.

Outra vantagem na adoção de soluções SaaS em cloud é a maior escalabilidade das operações. Um benefício e tanto para bancos e fintechs, principalmente num momento em que as instituições do setor aceleram a corrida para ampliar a base de clientes e usuários em suas plataformas digitais.

“Nesse sentido, os sistemas nativos em cloud computing são mais escaláveis, já que são preparados para crescer horizontalmente, sem comprometer a performance. Ao sentir a necessidade de ampliação de serviços, isso é feito automaticamente pelo parceiro fornecedor da plataforma SaaS white-label”, afirma Maria Helena Chaves, COO da Onidata.

Tão comentada atualmente em face de casos recentes de golpes e vazamentos de informações, a segurança de dados é outro aspecto que torna vantajoso optar por sistemas SaaS. Isso porque, em soluções em nuvem, os dados são armazenados em servidores de grandes empresas especialistas em fornecer serviços com total segurança, por exemplo, a AWS, da Amazon.

Mesmo que a empresa venha a se tornar vítima de um ataque cibernético, o processo de recuperação dos dados é muito mais ágil. Isso porque essas empresas têm um processo de recuperação de desastre muito eficiente mantendo os dados em mais de um local.

Importante lembrar, ainda, que soluções em SaaS trazem uma facilidade para incorporar funcionalidades, serviços e produtos. Isso porque utilizam as chamadas APIs (sigla em inglês para interface de programação de aplicações) que, em resumo, são um conjunto de protocolos que possibilitam a comunicação entre dois softwares diferentes. Desse modo, uma aplicação pode operar em conjunto com outra já existente e implementada no negócio.

Num setor em que as fintechs e os bancos precisam constantemente ampliar o portfólio de soluções e features, a agilidade é fundamental para fazer integrações e, assim, acelerar o ‘time do market’. Uma necessidade para as instituições em um cenário no qual os clientes esperam mais velocidade e melhor experiência no consumo de serviços financeiros.

A verdade é que SaaS em cloud veio para ficar no setor e sistemas desse tipo proporcionam mais agilidade e melhor performance para as operações de bancos, fintechs e financeiras, aumentando a escalabilidade e facilitando a ampliação de produtos e funcionalidades.

A Onidata desenvolveu uma plataforma completa de crédito, que atende toda a operação de uma instituição financeira ou fintech, desde a simulação e captação da proposta, passando por análise do crédito, gestão do contrato e informes periódicos ao Banco Central (BC) — do front-end ao back-office. Em cloud, no modelo SaaS, a solução está preparada para o Open Banking.





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