NEGÓCIOS

NuInvest, do Nubank, recebe sinal verde para operar em câmbio

Corretora de investimentos do Nubank obteve a autorização do Banco Central (BC) nesta sexta-feira para ingressar nesse mercado

Câmbio - Imagem: Jp Valery/Unsplash
Câmbio - Imagem: Jp Valery/Unsplash

A NuInvest, corretora de investimentos do Nubank, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para operar no mercado de câmbio. O sinal verde do regulador foi publicado nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial da União.

O banco digital comprou a então Easynvest em setembro de 2020 — o negócio foi concluído em junho de 2021. Depois, a corretora foi rebatizada como NuInvest. Atualmente, o Nubank reúne 15 milhões de clientes ativos investidores.

No último dia 9, o banco também anunciou o encerramento do aplicativo NuInvest, concentrando sua área de investimentos no próprio app. A NuInvest, no entanto, continuará sendo a corretora da instituição. 

Procurada para falar sobre a entrada em câmbio, a NuInvest não quis comentar.

Mercado de câmbio

Ao todo, são 175 instituições habilitadas a operar nesse mercado, conforme dados no site do BC

Além de bancos e corretoras de câmbio, instituições como corretoras e distribuidoras (DTVMs) podem operar nesse mercado, assim como financeiras e agências de fomento. Desde julho de 2023, instituições de pagamento (IPs) autorizadas a funcionar pelo BC também podem pedir aval para atuar em câmbio. 

O órgão regulador vem trabalhando em novas regras para modernizar e simplificar as operações cambiais. O tema, aliás, é uma das pautas prioritárias da agenda regulatória do BC para 2024.