Open Finance pode impulsionar verificação de contas

O compartilhamento de dados no sistema também pode ser um ótimo aliado para melhorar a experiência de onboarding de maneira geral, analisa o empreendedor

Por Bruno Loiola*, exclusivo para o Finsiders
A confiança é o alicerce sobre o qual tudo é construído. A certeza de que uma conta bancária pertence a quem afirma ser é o primeiro passo para uma relação segura e produtiva entre instituições financeiras e usuários. A verificação de contas, impulsionada pelo Open Finance, está redefinindo esse processo de validação, tornando-o mais eficiente e livre de riscos associados a erros humanos e fraudes.

Em um cenário onde a fraude de identidade atinge cifras alarmantes, particularmente no Brasil, líder em casos na América Latina com R$ 11 bilhões em perdas anuais, a necessidade de soluções inovadoras é evidente. Historicamente, as empresas confiaram nos usuários para fornecer essas informações, muitas vezes por meio de processos manuais suscetíveis a erros. A burocracia envolvida, desde o preenchimento de formulários até o envio de documentos de identificação, tornava o processo moroso e desgastante para todos os envolvidos.

É aqui que o Open Finance entra em cena como um catalisador de mudanças. Ao garantir acesso instantâneo e seguro a dados bancários, as empresas podem agora verificar contas de forma ágil e precisa. Assim, eliminam os riscos associados a erros manuais e fraudes. 


Com o Open Finance, o compartilhamento de dados se tornou uma tarefa descomplicada, inclusive na confirmação da titularidade de uma conta. Ao obter o consentimento do usuário para esse compartilhamento, a verificação se torna um processo automático. Ou seja, concluído em questão de segundos, sem depender de permissões adicionais da instituição financeira.

Experiência de onboarding

Além da melhoria na análise de fraude, o Open Finance pode ser um ótimo aliado para melhorar a experiência de onboarding de maneira geral. Isso porque o cliente não precisa preencher formulários extensos de cadastro, afinal essa informação também pode ser obtida através das APIs do ecossistema aberto. Dessa forma, isso garante melhor conversão nessa etapa fundamental do funil de qualquer empresa.

Bruno Loiola, cofundador da Pluggy. Foto: Divulgação
Bruno Loiola, cofundador da Pluggy. Foto: Divulgação

A revolução no compartilhamento de informações financeiras, portanto, coloca o usuário no centro do processo, dando-lhe o controle sobre seus dados, em contraste com o modelo tradicional, em que os dados estavam vinculados à instituição financeira que os hospedava.

Os benefícios dessa inovação são extensos. Desde a melhoria da experiência do usuário, ao abrir uma nova conta em um banco digital, até a verificação instantânea de informações ao solicitar um empréstimo, os ganhos são tangíveis e palpáveis. Aumento nas taxas de conversão em processos de onboarding, economia de tempo e redução de processos manuais em operações de ERP são apenas algumas das vantagens observadas.

Além disso, a verificação de contas desempenha um papel crucial na redução de riscos para empresas de crédito. Ao fornecer uma visão completa e precisa da situação financeira de um aplicante, a verificação ajuda, por exemplo, a tomar decisões mais informadas e a minimizar os riscos de inadimplência. A automação desse processo não apenas reduz custos operacionais, mas também aprimora a segurança e a eficiência do monitoramento.

*Bruno Loiola é cofundador e CGO da Pluggy, fintech de soluções de Open Finance.

Este é um espaço editorial, onde são publicadas análises e opiniões de especialistas de mercado e executivo(a)s com temas de interesse do ecossistema de fintechs. O Finsiders não se responsabiliza pelas informações apresentadas pelo(a) autor(a) do texto.

Veja também:

BC acaba com limite de 12 meses para compartilhamento de dados no Open Finance

Payface, de pagamento por biometria facial, compra SmileGo para avançar no private label

Conheça casos de uso possíveis com a iniciação de pagamentos

‘Smart friction’ permite equilibrar experiência do usuário com segurança