Na Black Friday, Pix é usado como chamariz para atrair consumidores

Durante a Black Friday 2022, 56,8% dos e-commerces brasileiros vão oferecer condições especiais para pagamento via Pix, mostra pesquisa

O Pix realmente caiu no gosto dos brasileiros, o que tem levado varejistas (físicos e online) a adicioná-lo como método de pagamento. Tanto é que nove entre dez (90,7%) e-commerces no país vão oferecer a opção de pagar com Pix na Black Friday, prevista para a próxima sexta-feira (25).

A constatação faz parte de uma pesquisa da Pagar.me, cujos dados foram antecipados com exclusividade ao Finsiders. De acordo com o levantamento — que ouviu 280 empresas de todos os portes, inclusive multinacionais — 56,8% dos e-commerces vão oferecer condições especiais para pagamento via Pix.

“O Pix já vem crescendo vertiginosamente em adesão no país, mas o destaque aqui é o quanto esse método potencializa o e-commerce: mais da metade dos lojistas vão utilizá-lo como um fator promocional. Isso mostra como o pagamento instantâneo é relevante para a Black Friday e tem potencial para cair no gosto dos brasileiros, tanto do lado de quem compra quanto de quem vende”, analisa Matheus Palanowski, líder de produto na tribo de Pix da Pagar.me, empresa controlada pela Stone.

Além do sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), os lojistas virtuais também vão aceitar cartão de crédito parcelado de 2 a 10x (82,9%) e cartão de crédito à vista (77,9%). Seis em cada dez têm o boleto bancário como opção de pagamento. Mais da metade (53,2%) aceitará cartão de débito.

O pagamento via cartão de crédito parcelado de 10 a 18x, por sua vez, será aceito por menos de 10% dos varejistas. As carteiras digitais também terão baixa aceitação (6,8%), junto com os vouchers online (vale-refeição e vale-alimentação), aceitos por pouco mais de 2% dos e-commerces entrevistados.

Promoções

Ainda de acordo com a pesquisa, a Black Friday antecipada será novamente uma tendência para este ano. Tanto é que 20,7% dos e-commerces vão apostar nisso. Entre as demais estratégias que as empresas pretendem utilizar estão: produtos em promoção, inclusive os encalhados; frete grátis; combo de produtos; ações de recompra; descontos progressivos; e brindes.

A maior parte dos varejistas começa a se preparar para a Black Friday em setembro (36,4%) ou outubro (31,4%) — quase 21% dizem que estão participando pela primeira vez da data. Já entre quem participou no ano passado, um dos desafios citados é meio de pagamento fora do ar. Ainda assim, o problema foi mencinado por apenas 2,1% dos ouvidos.

Apesar de 50,4% das empresas participantes também terem um comércio físico, 38,2% delas não vão investir no omnichannel para a Black Friday 2022. Entre aquelas que pretendem investir nessa combinação de canais, quase um quarto (24,8%) apontam o ‘ship from store’ (envio de produtos direto da loja física) como principal estratégia a ser usada para a data.

Pix na dianteira

Em dois anos, o Pix se tornou o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. Desde o lançamento, em novembro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneos soma cerca de R$ 14 trilhões movimentados em 28 bilhões de transações até outubro. Para se ter uma ideia, os cartões (débito, crédito e pré-pago) transacionaram R$ 2,42 trilhões de janeiro a setembro de 2022.

A aceitação no e-commerce, inclusive, vem crescendo. Conforme pesquisa divulgada em agosto pela consultoria Gmattos, o Pix já é o segundo meio de pagamento mais aceito pelos lojistas virtuais, atrás apenas do boleto.

O forte crescimento tem a ver, inclusive, com o fato de vários lojistas oferecerem incentivos para os clientes pagarem por suas compras com Pix, uma tendência também observada pela pesquisa da Pagar.me.

E aí, vai pagar como?

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