EVOLUÇÃO

Boleto poderá ser compensado no mesmo dia e Pix bate novo recorde

A partir de 15 de março, a liquidação interbancária da cobrança do boleto será feita no mesmo dia do pagamento

Boleto, pagamento, contas. Imagem: Rawpixel/Freepik
Imagem: Rawpixel/Freepik

Em meio ao sucesso do Pix, as demais modalidades de pagamento do dia a dia dos brasileiros lutam para se manter atraentes. Agora é a vez do famigerado boleto passar por novas mudanças para enfrentar a popularidade do sistema de pagamento instantâneo. 

A partir do próximo dia 15 de março, sexta-feira que vem, a liquidação interbancária da cobrança do boleto será feita no mesmo dia do pagamento, o chamado D+0. Outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1, ou seja, em um dia útil. A mudança estava prevista para janeiro, mas foi adiada para este mês.

Funcionará assim: se o cliente pagar o boleto até às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que tiver com sua instituição financeira. Caso o pagamento ocorra após às 13h30, a liquidação será no dia seguinte.

Impacto

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nada mudará para quem paga o boleto. A alteração ocorrerá para o credor do documento, isto é, aquele que irá receber o dinheiro. A novidade é parte do projeto de modernização dos boletos, será mandatória e incluirá 136 bancos.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, aponta Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban, em nota.

No ano passado, o volume financeiro transacionado via boletos foi de R$ 5,8 trilhões em 4,2 bilhões. Segundo o executivo, no início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia. Já os 43% restantes seriam no prazo D+1. 

“Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.”

E vem aí o Pix Automático

Instrumento bastante utilizado para pagamento de despesas recorrentes como escolas, academias, condomínios e planos de saúde, o boleto pode estar com os dias contados assim como o débito automático. Isso porque uma das novidades para este ano é o Pix Automático, com previsão de lançamento em outubro.

A proposta do serviço é facilitar cobranças recorrentes, por exemplo, escolas, academias, streaming, concessionárias de serviços públicos e outros casos.

Recorde

Por falar no queridinho dos brasileiros, na última quarta-feira (6), o Pix bateu um novo recorde. Conforme dados do Banco Central (BC), em um só dia foram 178,686 milhões de transações. O recorde anterior foi em 20 de dezembro, quando registrou 178,091 milhões de operações naquele dia.

“Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix, meio de pagamento lançado pelo BC em novembro de 2020”, disse o órgão.