RECORDE

Pix ultrapassa 200 milhões de transações num só dia

A marca, registrada no quinto dia útil de abril, coincidiu com uma instabilidade para realizar operações via Pix em diversos bancos

Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central - Imagem: Canva
Pix - Imagem: Canva

O Pix segue registrando recorde em volume de transações. Na última sexta-feira (5), o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) bateu 201,6 milhões de operações num só dia. O recorde anterior, em 6 de março, era de 178,7 milhões de transações. 

O novo recorde, no quinto dia útil do mês de abril, coincidiu com a instabilidade no Pix em diversos bancos. Clientes de instituições como Nubank, Inter, PicPay e C6, por exemplo, relataram falhas ao longo da sexta-feira. Na ocasião, o BC disse que seus sistemas estavam “funcionando normalmente”. 

Sobre os números divulgados hoje, o órgão destaca que são “mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix”. Atualmente, o sistema contabiliza cerca de 162 milhões de usuários cadastrados e mais de 732 milhões de chaves. 

Além da marca na sexta-feira (5), o BC também informou que no último sábado (6), o Pix atingiu um novo recorde diário para esse dia: 171,4 milhões de transações.

Em 2023, os brasileiros movimentaram via Pix R$ 17,18 trilhões, um aumento de 57,8% comparado a 2022, quando as movimentações totalizaram R$ 10,89 trilhões, de acordo com dados do BC. Para este ano, a principal novidade será o Pix Automático, com foco em cobranças recorrentes, que deve ser lançado entre outubro e novembro.