PAGAMENTOS

Visa, Mastercard, BB e Bradesco estreiam cadastro automático de dados de cartões de crédito

"Click to pay" vai facilitar compras online e substituir cartões virtuais; função passa a valer para o débito nos próximos meses

Imagem: Linkedin/Nuno Lopes
Imagem: Linkedin/Nuno Lopes

O cadastro “massivo e automático” dos dados dos cartões de crédito no Brasil começa a funcionar hoje, 21/2. A tecnologia, conhecida como “click to pay”, já vinha sendo testada individualmente por alguns players. Mas o projeto capitaneado pela Abecs (associação que representa o setor) padroniza a adoção da tecnologia por todos os emissores, bandeiras e varejistas, e chega ao mercado agora. Inicialmente com Visa, Mastercard, Banco do Brasil, Bradesco, a adquirente Adyen e o e-commerce Ingresse. Os próximos a aderir são Amex e Santander.

O “click to pay” agiliza o check out em compras online (ver quadro), pois vai funcionar como um cartão virtual automático. Assim, elimina a necessidade de geração manual dessa forma de pagamento usada para compras online.

Débito

“A função deve chegar aos cartões de débito ainda no primeiro semestre”, disse Nuno Lopes Alves, country manager da Visa no Brasil e conselheiro da Abecs. O executivo falou durante apresentação da entidade sobre o desempenho do setor em 2023 (leia mais aqui). O aumento da aceitação do débito é uma das bandeiras da Abecs, desde que a modalidade passou a sofrer forte concorrência do Pix.

Segundo Nuno, o “click to pay” entrega uma melhor experiência na jornada de pagamento para os consumidores. Ele também cita mais segurança na autenticação – os dados dos cartões e as transações são tokenizados – e mantém as informações sempre atualizadas. “Para os e-commerces, deve se refletir em redução de fraudes, maior taxa de conversão e menor abandono de carrinho”, acrescentou. Se não quiser que seus dados sejam compartilhados, o titular do cartão precisará avisar (opt out).

“Bandeiras”

Nuno acredita, ainda, que a padronização do uso do “click to pay” deve alavancar o que ele chama de “efeito rede”. Ao padronizar os pagamentos por aproximação – como por exemplo o lugar da antena – a Abecs registrou um salto no seu uso em 2023 (leia mais aqui).

Além do “click to pay”, a Abecs está trabalhando em outras cinco “bandeiras” neste ano. São projetos para promover o crescimento do mercado: experiência “sem fricção” no uso do cartão de débito online, solução para pagamentos recorrentes com cartões em novos segmentos, nova experiência e aceitação do crediário com cartões nos “trilhos” de débito e crédito, iniciação de pagamentos com QR Code, além de ajustes para tornar os players e transações mais eficientes.