Credz está com funding para apoiar a retomada do varejo

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.10″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified”]

O que redes varejistas como Polo Wear, Casa das Alianças, Espaçolaser e Vestcasa têm em comum? Todas oferecem um cartão private label, administrado pela Credz, numa estratégia de co-branded com a Visa.

Fundada em 2012, administradora e bandeira de cartão de crédito se intitula como a ‘fintech do varejo’, com foco em pequenos e médios varejistas, que faturam entre R$ 50 milhões e R$ 1 bilhão, de diversos setores, e atendem principalmente às classes C e D. Um nicho pouco explorado e atendido por grandes bancos, argumenta José Renato Simão Borges, presidente e sócio da Credz.

O negócio é controlado pela família Zogbi — que vendeu a financeira de mesmo nome para o Bradesco em 2003 por R$ 650 milhões — em sociedade com Borges, um experiente executivo do setor financeiro e ex-diretor da financeira e da área de cartões do Bradesco.

“Nossa estratégia é estar no PDV dando acesso para o público de classe emergente realizar seus sonhos de consumo”, diz Borges, em entrevista exclusiva ao Finsiders.

Quando fala em dar acesso a soluções financeiras, ele se refere ao cartão de crédito private label, com conta digital, programa de fidelidade, marketplace, seguros e, em breve, produtos de investimentos, revela o executivo.

Para os varejistas, a Credz também vem incrementando a oferta, com soluções tecnológicas e de marketing. “Temos APIs integradas no check-out, em que o varejista consegue colocar venda de seguros e outros serviços, como pagamento de contas e recarga de Bilhete Único”, exemplifica Cleber Ferraz, diretor-geral da Credz. A ideia é fazer o que ele chama de ‘inclusão digital’ de uma base que já soma mais de 5 mil lojistas.

Para apoiar o varejo na retomada econômica, a Credz vem se fortalecendo do ponto de vista de funding. Em junho, concluiu a captação da quinta série de R$ 240 milhões para o seu FIDC, sendo R$ 180 milhões em cotas sêniores e o restante (R$ 60 milhões) em cotas mezanino, com procura de duas vezes o valor ofertado. XP e banco BV atuaram na estruturação e distribuição do fundo com prazo de pagamento de 36 meses.

Em julho, captou a sexta série de R$ 306 milhões para o fundo, numa operação coordenada pelo banco BV (líder) e pela XP. “É o recurso que vai dar sustentação para o crescimento neste segundo semestre”, explica Borges.

Neste ano, até o primeiro semestre, a fintech já triplicou sua carteira, para R$ 1,5 bilhão. As receitas cresceram mais de 40% e as compras feitas com os cartões administrados pela Credz passam de R$ 4 bilhões. A expectativa é alcançar um faturamento de R$ 6 bilhões este ano, diz o executivo.

“A carteira cresceu 3x. Estamos com despesas contidas, inadimplência sob controle.”

Até o primeiro semestre, a empresa vendeu 400 mil cartões. Parece pouco, mas em 2020 inteiro esse número foi 500 mil. A expectativa é bater 1 milhão de cartões em 2021 como um todo, o que levaria o total já emitido para 3 milhões. Em média, por mês, a empresa vem abrindo de 80 mil a 90 mil cartões.

A Credz também se prepara para ampliar a variedade de segmentos do varejo atendidos. Hoje, está presente em 550 redes de pequeno e médio porte, incluindo moda, vestuário, confecções, materiais de construção, entre outros, que somam 5 mil lojistas. Agora, mira setores como supermercados, farmácias, pet e cosméticos. “Vamos ter a foto do animal de estimação no cartão. Estamos discutindo com as maiores redes para levar esse produto”, revela Borges.

Questionado sobre a concorrência com plataformas digitais de marketplaces e grandes varejistas, que vêm ‘embutindo’ cada vez mais serviços financeiros para os clientes, o executivo diz que “uma coisa é oferecer serviço financeiro, outra é dar solução de crédito”. E acrescenta, citando que a Credz tem um aplicativo há algum tempo e, recentemente, incluiu a conta digital.

“Não abrimos conta só por abrir conta. Estamos no varejo dando crédito para o público consumir. Nosso limite médio é de R$ 800, e a fatura média, R$ 500”, diz o executivo. Embora já tenha emitido mais de 2,5 milhões de cartões na história, atualmente a Credz soma mais de 1 milhão de clientes aptos a usar o produto.

Na ‘disputa’ por redes varejistas, a Credz não está sozinha. A Sorocred mudou de nome há quase um ano para Afinz, num reposicionamento que coloca a financeira criada em Sorocaba como uma instituição de estrutura mais aberta, abrindo suas portas para novas parcerias, conforme o CEO Claudio Takasahi Yamaguti contou ao Finsiders, em setembro do ano passado. Em abril deste ano, a empresa recebeu licença do Banco Central para operar como banco múltiplo.

Outro player que opera private label, principalmente com foco no varejo supermercadista, é a DMCard, que soma mais de 4,2 milhões de cartões aprovados para mais de 300 redes varejistas e 2,5 mil lojas. No ano passado, o braço de investimentos do grupo, chamado Eldorado, comprou 40% da fintech Capittale, de antecipação de recebíveis.

Leia mais:

Click Cash, de crédito pessoal, vai captar FIDC de R$ 50 milhões

Novo FIDC para financiar o agronegócio capta R$ 48 milhões

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor – Redação” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Redacao-editor.png” title_text=”Redacao-editor” url=”https://www.linkedin.com/company/finsidersbrasil/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.6″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.6″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”55px|||||”]

Redação: Conteúdos produzidos pela equipe de jornalistas do Finsiders,
além de artigos de executivos do setor

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]