M&A

Afinz compra Pagolivre para avançar em pagamentos recorrentes

Instituição de Sorocaba, interior de SP, compra fintech Pagolivre em seu primeiro M&A desde a mudança da marca da antiga Sorocred, em 2020

Claudio Yamaguti, CEO e fundador da Afinz. Foto: Divulgação
Claudio Yamaguti, CEO e fundador da Afinz. Foto: Divulgação

Há cerca de três anos e meio, a financeira Sorocred anunciou a mudança de marca para Afinz, num reposicionamento que ganhou ainda mais corpo em março de 2021, quando a instituição fundada em Sorocaba (SP) recebeu autorização do Banco Central para se tornar um banco múltiplo. Agora, a plataforma de soluções financeiras e de cuidado está adicionando mais uma “letra” no seu portfólio de produtos e serviços de “A a Z”. 

Nesta quarta-feira (24), a Afinz anuncia, com exclusividade ao Finsiders, a compra de 100% da Pagolivre, fintech especializada em pagamentos recorrentes. Os valores e os termos da transação não foram revelados pelas companhias. É a primeira aquisição feita pela instituição.

De acordo com Claudio Takashi Yamaguti, CEO e fundador da Afinz, a operação é um movimento estratégico para o negócio e acompanha uma tendência na indústria de pagamentos no Brasil. O executivo se vale de uma estimativa feita pela Abecs, em 2023, que aponta para um potencial de R$ 100 bilhões por ano em transações recorrentes via cartões. 

Recorrência

“Tornou-se comum o uso dos cartões para pagamento de contas fixas, como mensalidade de streamings, academias, gastos com educação e outros”, diz Yamaguti. “Nós já enxergávamos essa realidade, e cavamos nosso espaço nesse mercado há anos. Agora, com a compra da Pagolivre, buscamos a liderança desse segmento em cinco anos”, afirma.

Com nove anos de atuação, a Pagolivre soma mais de 1,6 mil estabelecimentos como clientes e tem como especialidade os pagamentos recorrentes, incluindo gestão, controle, integração nos canais de venda e campanhas de member get member (MGM) no segmento. 

“Vimos na Pagolivre o que precisava para deixar nosso sistema mais robusto e completo. De um lado, o estabelecimento comercial vai contar com amplas soluções financeiras como antecipação de recebíveis. Do outro, o cliente final consegue conciliar suas conquistas sem comprometer seu limite de crédito”, diz o CEO.

Com mais de três décadas herdadas da financeira Sorocred, a Afinz é um conglomerado que reúne o banco múltiplo e uma instituição de pagamento (IP). No portfólio de soluções, oferece financiamento, antecipação de recebíveis, seguros, investimentos, além de cartão de crédito e adquirência no comércio físico e eletrônico, que atendem pessoas físicas e micro e pequenos negócios. 

A instituição também abre sua plataforma para outras empresas que queiram se conectar, criando em conjunto novas soluções de tecnologia ou modelos de negócios.

Do arquivo Finsiders:

Liderada por ex-CEO da Rede, Sorocred vira Afinz e muda modelo de negócio

Pagolivre e MoneyPag fazem parceria para apoiar projeto na Bahia