FID21: Modelos financeiros precisam refletir sociedade diversa

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A pandemia do novo coronavírus trouxe não só um crescimento da digitalização nos mais diversos segmentos, como também despertou para um novo tipo de consumidor. Entre eles, estão os desbancarizados, altamente desejados pelas fintechs e que procuram produtos e serviços que atendam às suas necessidades. O Finsiders publicou uma matéria na semana passada sobre o avanço de algumas fintechs nesse nicho. Esse foi um dos temas discutidos no FID21, realizado esta semana. 

As instituições têm criado inúmeras estratégias para aproximar cada vez mais desses consumidores. “Comportamentalmente, enxergar como essas pessoas atuam e o que elas querem. Rever nosso modelo de segmentação é uma forma de nós conseguirmos abarcar essas pessoas. Trazer a diversidade de fora está dentro dos nossos modelos financeiros”, pontuou Luiza Futuro, senior researcher do Nubank, durante o evento.

O avanço da tecnologia na oferta desses serviços também traz à tona outra questão: a inclusão digital, algo que foi bastante discutido durante esse período de distanciamento social. Seja por conta da inovação, necessidade ou contexto social, André Sabioni, diretor de negócios retail & e-commerce do Facebook, lembrou que 77% dos brasileiros não teriam testado alguma forma de pagamento digital se não fosse a pandemia, como o WhatsApp, por exemplo. 

Essas ações, portanto, acabam gerando uma expectativa para as empresas. “Da mesma forma que as pessoas conversam entre amigos, elas [empresas] também gostariam de ter essa mesma conversa de se relacionar. Com certeza, elas estão juntando o contexto, a inovação e as habilidades, além de todo o comportamento nas redes sociais”, disse ele, que também participou do FID21.

É aí que entra a importância dos dados. Mas não os dados por si só, e sim analisados dentro de um contexto. “É preciso olhar para esse dado não como um número, mas como uma pessoa, com seu contexto. Como a gente vai criar essa jornada personalizada para que essa pessoa consiga evoluir e a crescer financeiramente junto com uma instituição? Como eu consigo construir e costurar uma relação mais potente e que entenda as necessidades intrínsecas de cada grupo de consumidores?”, questionou Luiza. 

É importante ressaltar, ainda, que a proteção dessas informações também se faz necessária, sobretudo em uma realidade que convive com o constante vazamento de informações pessoais. “Todas as novas experiências de conquista do cliente devem estar atreladas à privacidade dos dados”, alertou Raul Miyazaki, head de vendas da Service Now, que também esteve presente no painel do FID21.

A usabilidade das plataformas também deve ser levada em consideração pelos consumidores na hora de adquirir um produto ou serviço. Neste caso, é preciso que as instituições também pensem em como usar a sua interface para educar financeiramente os seus potenciais clientes, ajudando os consumidores a tomarem a melhor decisão.

“Sentir essa segurança é bastante difícil. Nada melhor do que a gente como instituição financeira poder direcionar as pessoas para o melhor produto de acordo com o seu contexto”, afirmou Sérgio Biagini, sócio da Deloitte, no FID21. Para o executivo, é preciso considerar a necessidade do indivíduo e o contexto em que aquele indivíduo está inserido, personalizar essa relação e as interações no dia a dia.

“Hoje a gente tem uma diversidade super grande de produtos. A quantidade de informação e transparência cria um ambiente que traz o consumidor para o centro da atenção e faz com que ele seja totalmente independente”, completou Biagini. “No final das contas, nós como consumidores queremos uma experiência sem atrito, uma maior transparência e serviço personalizado. A gente quer agilidade.”

WhatsApp Pay

O serviço de pagamentos via WhatsApp, no qual usuários podem transferir e receber dinheiro de forma instantânea por meio do aplicativo, começou a ser disponibilizado aos brasileiros no início deste mês. Clientes de cartões de débito e pré-pago de nove instituições com as bandeiras Visa e Mastercard já estão aptos a utilizar a nova função. 

Para Luiza Futuro, do Nubank, o pagamento via WhatsApp tem poder igual ou maior que o do Pix. “Acho que isso mostra a potência de empresas que não são desse segmento mas mostram como a sua capilaridade e a sua popularidade como empresas não financeiras catapultam a sua possibilidade de estar no mercado.”

De um modo geral, independentemente de estratégia ou público alvo, os bancos devem ter a consciência de que, para conquistar a fidelidade do cliente, é preciso ser a plataforma mais completa em soluções para o consumidor final.

“Cada vez mais as plataformas vão buscar entregar uma solução diferenciada para o cliente, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, dentro de uma cadeia de valor ou de uma jornada. Na verdade, o serviço financeiro faz parte de um processo de uma aquisição no qual o que importa no final é a solução que nós enquanto indivíduos vamos estar recebendo daquela plataforma”, completou Biagini, da Deloitte.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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