TecBan já movimentou mais de R$ 4 bi com modalidade de saque digital

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A TecBan, dona do Banco24Horas, registrou mais de R$ 543 milhões nos quatro primeiros meses do ano por meio do chamado saque digital, com QR Code ou token. A solução permite às pessoas retirar dinheiro da conta ou carteira digital sem precisar de um cartão, utilizando os mais de 23 mil caixas eletrônicos da rede. No acumulado histórico, já foram sacados mais de R$ 4 bilhões com a modalidade. Os dados foram revelados com exclusividade para o Finsiders.

No HubDigital — que conecta bancos digitais e fintechs ao Banco24Horas –, o mês de abril também apontou recorde mensal de transações: 1,7 milhão. Desde o lançamento do hub, em 2019, já foram realizadas mais de 10 milhões de operações, movimentando R$ 2,8 bilhões. Na base, estão plugadas fintechs como Celcoin, Dock, PagueVeloz, Neon, além de bancos digitais a exemplo do BS2, assim como telco, caso da Claro.

Ao todo, a plataforma tem 60 parceiros conectados, que oferecem aos seus usuários finais não apenas o saque digital, mas também outras transações, como saque no comércio (alô, saque com Pix no varejo!), a possibilidade de depósito online em dinheiro, além do saque convencional, por óbvio.

Para Tiago Aguiar, head de novas plataformas da TecBan, o alto valor movimentado via Saque Digital e o volume histórico de transações no HubDigital só reforçam a importância da coexistência entre os meios físico e digital. Para o executivo, a tendência é que os ATMs se transformem em hubs de serviços, com oferta de diferentes players.

“Os meios de pagamento digital e o dinheiro em espécie estão cada vez mais integrados e interconectados. A nossa presença nos lugares mais remotos e capilaridade permite fazer com que as soluções e inovações financeiras alcancem um número maior de pessoas, promovendo eficiência e conexão, que leva mais comodidade e conveniência para o cidadão. É por isso que observamos uma procura cada vez maior de pessoas e empresas pelas nossas soluções”, diz.

Em fevereiro, a TecBan também colocou no ar a sua plataforma de Open Banking as a Service, com o objetivo de acelerar a integração das instituições financeiras à regulamentação do Banco Central (BC). A solução, desenvolvida em parceria com a Ozone (responsável pelo sistema utilizado no Open Banking do Reino Unido), já tem clientes como o Citi Brasil.

“Temos outros clientes, mas ainda não estamos divulgando. Tem banco entre os dez maiores do mundo, mas também banco pequeno”, revela Aguiar.

Segundo Rogério Melfi, consultor de novas plataformas da TecBan, a solução ajuda tanto instituições financeiras obrigadas a se adequar ao Open Banking, mas também players que desejam participar, como as demais instituições financeiras e de pagamento autorizadas a funcionar pelo BC. “Construir dentro de casa requer tempo, pessoas e dinheiro. Quando traz para um ambiente compartilhado, como a solução que construímos, já tem ganho de eficiência.”

Fundada há 38 anos, a TecBan vem passando por uma transformação, em meio à evolução das fintechs e ao avanço dos novos entrantes no setor financeiro. A unidade de negócios de novas plataformas, criada em 2018, é exemplo disso. E este ano a tendência é que os investimentos em inovação prossigam.

Em entrevista recente à coluna “Capital”, d’O Globo, o CEO da empresa, Jaques Rosenzvaig, disse que dois terços dos R$ 500 milhões em investimentos em 2021 irão para a renovação do Banco24Horas. “Nosso ATM é como um banco comunitário. Ele não é só para tirar dinheiro, tem quase 90 funcionalidades”, contou ao repórter Rennan Setti. Em 2020, o volume total sacado no Banco24Horas foi de R$ 395 bilhões, uma alta de 11% — puxada, claro, pelo auxílio emergencial, diz a matéria.

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Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

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