A CAF, empresa de identidade digital, acaba de lançar uma plataforma para autenticação de usuários no segmento de apostas esportivas, as chamadas ‘bets’. Batizada de Bet ID, a nova solução permite o acesso a informações de esportistas e seus vínculos pessoais em bancos de dados públicos a partir de uma rede de APIs — sigla em inglês para interface de programação de aplicações.
A novidade vem na esteira da regulamentação do mercado de apostas no Brasil. Na semana passada, por exemplo, o governo federal definiu as regras para transações de pagamento das ‘bets’. O cronograma das medidas para esse segmento será em quatro fases, com implementação até o fim do primeiro semestre.
Em nota enviada com exclusividade ao Finsiders Brasil, a CAF informa que a nova tecnologia inclui a mais recente versão de documentoscopia da empresa, ou seja, a identificação e validação semiautomatizada de documentos físicos. Além disso, outro recurso é a análise de biometria facial por meio de inteligência artificial (IA).
Já em relação ao processo de KYC (sigla em inglês para “conheça seu cliente”), a solução oferece monitoramento contínuos dos usuários. Com isso, permite detectar comportamentos suspeitos e prevenir fraudes, por exemplo, apropriações de conta.
A base de dados da API “Pessoas Relacionadas ao Esporte” abrange registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde 2017, incluindo árbitros ativos em 2023. A busca é por nome e data de nascimento, excluindo menores de idade e estrangeiros. Há, ainda, a API “Pessoas Impedidas de Apostar”, que garante a conformidade com a Lei 14.790/23. Dessa forma, identifica indivíduos restritos, seu envolvimento com instituições esportivas e fornece histórico profissional.
“Casas de apostas com processos de KYC simples e efetivos podem fornecer uma melhor experiência para o cliente, impulsionar receitas e obter uma vantagem competitiva”, afirma Jason Howard, CEO da CAF, em nota. “Isso garante que usuários legítimos não sejam sobrecarregados, o que é importantíssimo para a retenção de clientes.”
O negócio
Fundada em agosto de 2019, a CAF é a antiga Combate à Fraude, que nasceu como subsidiária da fintech Mutual. De Venâncio Aires, interior do Rio Grande do Sul, a empresa atualmente tem escritórios também em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Toronto e Austin. Em sua história, levantou R$ 160 milhões em investimentos, conforme dados no Crunchbase.
Entre seus clientes, estão fintechs como Asaas, Cora, Bom Pra Crédito, além de grandes empresas como Magazine Luiza, Localiza e Vivo. Hoje, a CAF compete com players também fortes no segmento de identidade digital e reconhecimento facial, incluindo idwall e Unico.