A idwall já está na atividade há sete anos, mas parece que de uns dois anos para cá ficou mais quietinha no cenário nacional das idtechs. A companhia não fez grandes anúncios para o mercado desde que captou uma rodada respeitável de R$ 210 milhões em 2021, e ficou mais “na sua” enquanto outras competidoras como Unico e CAF continuavam suas investidas de expansão no país.
O rebranding começa pelo lançamento de um novo site, mas segundo o executivo, ele também tem impactos sobre o relacionamento da companhia com seus clientes, sejam atuais ou futuros. Para Rafael d’Ávila, CRO da idwall, a empresa quer reafirmar sua posição como um player de plataforma e ecossistema em segurança e identificação digital, e não tanto em lançamento de produtos específicos.
“No nosso DNA, o que está no cerne da nossa solução é a construção de confiança, especialmente para quem está no outro lado da tela. A questão maior é reafirmar nossa capacidade de usar tecnologia para entregar soluções completas aos clientes”, avalia Rafael, em entrevista ao site parceiro Startups.
Posicionamento diferente
O posicionamento assumido pela idwall é um tanto diferente de outras companhias nacionais do mesmo ramo, como por exemplo a Unico, que fez grandes anúncios este ano, especialmente focando em produto. A companhia lançou tanto uma solução voltada ao varejo e pagamentos, com o IDPay, e mais recentemente colocou na rua o idUnico, uma solução que (segundo eles), traz 100% de precisão nas autenticações.
Para Rafael, entretanto, este não é o caminho tomado pela idwall. “Em verificação de identidade, uma verdade é que não existe bala de prata, e não vejo clientes adotando soluções de forma tão simplista”, dispara o executivo. Entre a lista de clientes da idwall estão grandes nomes como iFood e QuintoAndar.
Com essa abordagem mais multidisciplinar, a companhia também agregou uma camada consultiva em sua plataforma, assim como plugou 300 soluções de terceiros para aumentar camadas de verificação. “O que deixamos em nossa posição é que temos a capacidade de entregar diferentes soluções para diferentes necessidades”, compara Rafael.
Planos e expectativas
Segundo o CRO, a mudança de posicionamento também será traduzida em novos lançamentos no começo de 2024, uma decisão para fortalecer a nova estratégia os planos de crescimento a médio e longo prazo. “As expectativas são bastante promissoras, olhando para a crescente demanda do mercado de segurança”, avalia Rafael, executivo que chegou na companhia no começo deste ano para unificar as áreas de Marketing, Sales e Customer Success.
Apesar de não abrir números de receita ou projeções, o CRO garante que a idwall tem navegado em águas tranquilas, mesmo em um mercado que andou turbulento para muitas empresas. A concorrente Unico, por exemplo, demitiu 110 pessoas (cerca de 10,5% de sua força) no começo deste ano. “A gente passou sem nenhum layoff. Trabalhamos sempre com um time adequado para nossa estratégia”, pontua Rafael.
Segundo o CRO, a companhia ainda está operando com a injeção de capital que teve em junho de 2021, uma rodada série C liderada pelo family office Endurance, com participação dos fundos GGV Capital, Península, monashees e Norte Ventures. Entretanto, uma possível nova captação é sempre uma possibilidade.
“Novos investimentos são algo em que sempre estamos de olho, se tiver um propósito. No momento, não temos nenhuma discussão em andamento sobre isso, mas é algo que pode rolar no próximo ano”, finaliza o executivo.
*Conteúdo publicado originalmente pelo portal parceiro Startups.
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