Lucro da XP supera R$ 1 bi no 2º tri; base ultrapassa 3 milhões de clientes

[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Título do Artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” background_image=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2021/05/BG-Live.png”][et_pb_row _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default”][et_pb_post_title date_format=”d/m/Y” comments=”off” featured_image=”off” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” title_font=”Montserrat||||||||” title_text_color=”#023146″ title_font_size=”40px” meta_font=”Montserrat||||||||” meta_font_size=”18px” text_orientation=”center” author__hover_enabled=”on|desktop”][/et_pb_post_title][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ specialty=”on” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”2_3″ specialty_columns=”2″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_row_inner _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column_inner saved_specialty_column_type=”2_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_post_title title=”off” meta=”off” force_fullwidth=”off” admin_label=”Imagem do artigo – NÃO MEXER!” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default”][/et_pb_post_title][et_pb_text admin_label=”Texto do Artigo” _builder_version=”4.9.10″ text_font=”Montserrat||||||||” background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” text_orientation=”justified” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]

A XP Inc. registrou um lucro líquido ajustado de R$ 1,034 bilhão no segundo trimestre, uma alta de 83% em relação ao mesmo período do ano passado. O relatório de resultados foi divulgado pela empresa nesta terça-feira (3).

No período, o volume de ativos sob custódia (AuC) ficou em R$ 817 bilhões, ante R$ 436 bilhões em igual intervalo de 2020, o que representa um incremento de 88% — na comparação com o trimestre anterior, o avanço foi de 14%.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 77% ano contra ano, passando de R$ 704 milhões entre abril e junho de 2020 para R$ 1,245 bilhão no mesmo intervalo deste ano. Ante o trimestre anterior, encerrado em março, a alta foi de 19%.

Já a receita bruta total ficou em R$ 3,2 bilhões, 57% maior do que o segundo trimestre de 2020. A receita líquida, por sua vez, ficou em R$ 3,018 bilhões, alta de 57% na análise anual e de 15% na comparação com os três primeiros meses do ano.

A instituição ultrapassou 3 milhões de clientes ativos, fechando junho com uma base de 3,14 milhões, número que corresponde a um crescimento de 33% ante o segundo trimestre do ano passado. Já na comparação com o primeiro trimestre deste ano, a expansão foi de 5%.

Em média, por mês, a XP adicionou 49 mil novos clientes à base no segundo trimestre deste ano — o ritmo é menor em relação aos 72 mil novos clientes que a empresa agregava no trimestre anterior, por exemplo. A redução refletiu, principalmente, a ativação mais lenta na Clear, disse a XP.

A carteira de crédito encerrou o segundo trimestre em R$ 6,8 bilhões, um incremento de 43% sobre março. Já o volume total de pagamentos (TPV, na sigla em inglês) com o cartão de crédito — lançado oficialmente no primeiro trimestre — atingiu R$ 2,1 bilhões no período de abril a junho.

Além dos investimentos

O “big dream” da XP, já destacado no primeiro trimestre, é atender a toda jornada financeira dos brasileiros. O movimento já começou nos últimos anos e tem ganhado força este ano com investimentos do Banco XP, como a inclusão de novos produtos, como novas modalidades de crédito, conta digital, pagamentos, seguros e câmbio.

“Acreditamos que, com nossa proposta de valor 100% digital e de baixo custo, fortaleceremos o vínculo com nossos clientes, especialmente importante em um momento em que inovações como Pix e Open Banking trazem dinamismo para o setor e benefícios para os consumidores”, disse Thiago Maffra, CEO da XP, no release de resultados.

Em março, a instituição lançou oficialmente seu cartão de crédito. E não vai parar por aí. O plano é ampliar a oferta de serviços bancários, atendendo não apenas a pessoa física, mas também empresas de pequeno, médio e grande porte.

No segmento de empresas, no qual a XP tem dezenas de milhares de clientes que representam custódia de mais de R$ 50 bilhões, a instituição vem também fazendo investimentos para expandir o portfólio de soluções. “Combinando crédito, cash management, seguros e investimentos, seremos cada vez mais competitivos, explorando nossa distribuição capacidade de transformar o mercado corporativo, como fizemos para as pessoas físicas”, escreveu o executivo.

Leia também:

Banco Pan tem lucro 41% maior no trimestre e vai lançar novos produtos

Fintechs já atraíram US$ 2,5 bilhões este ano, aponta Distrito

[/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”TAGS – NÃO MEXER” _builder_version=”4.9.5″ _dynamic_attributes=”content” _module_preset=”default” text_font=”|600|||||||” text_text_color=”#023146″ link_font=”|600|||||||” link_text_color=”#023146″ locked=”off”]@ET-DC@eyJkeW5hbWljIjp0cnVlLCJjb250ZW50IjoicG9zdF90YWdzIiwic2V0dGluZ3MiOnsiYmVmb3JlIjoiVEFHUzogIiwiYWZ0ZXIiOiIiLCJsaW5rX3RvX3Rlcm1fcGFnZSI6Im9uIiwic2VwYXJhdG9yIjoiIHwgIiwiY2F0ZWdvcnlfdHlwZSI6InBvc3RfdGFnIn19@[/et_pb_text][/et_pb_column_inner][/et_pb_row_inner][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_signup mailchimp_list=”Finsiders Brasil|d1e4d69294″ first_name_field=”off” last_name_field=”off” success_message=”E-mail Cadastrado!” title=”Os principais empreendedores, investidores e executivos do setor leem. Junte-se a eles:” button_text=”Inscrever-se” admin_label=”Cadastro na News” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_text_align=”left” background_color=”#023146″ custom_button=”on” button_text_color=”#ffffff” button_bg_color=”#0c71c3″ button_border_width=”0px” border_radii=”on|4px|4px|4px|4px” locked=”off”][/et_pb_signup][et_pb_text admin_label=”Leia também” _builder_version=”4.9.5″ header_text_color=”#023146″ header_2_text_color=”#023146″ custom_margin=”||17px|||” locked=”off”]

Leia também:

[/et_pb_text][et_pb_blog fullwidth=”off” posts_number=”3″ include_categories=”current” meta_date=”d/m/Y” use_manual_excerpt=”off” show_more=”on” show_author=”off” show_date=”off” show_categories=”off” show_excerpt=”off” show_pagination=”off” admin_label=”Artigos relacionados” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” header_font=”|700|||||||” header_text_color=”#333333″ read_more_font=”|700|||||||” read_more_text_color=”#023146″ border_radii=”on|10px|10px|10px|10px” border_width_all=”0px” box_shadow_style=”preset2″][/et_pb_blog][/et_pb_column][/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”19px|||||”][et_pb_row column_structure=”1_3,2_3″ admin_label=”Autor” _builder_version=”4.9.5″ _module_preset=”default” custom_padding=”||0px|||” locked=”off”][et_pb_column type=”1_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_image src=”https://finsidersbrasil.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Danylo-Martins-Fundador.png” title_text=”Danylo-Martins-Fundador” url=”https://www.linkedin.com/in/danylomartins/” url_new_window=”on” align=”center” _builder_version=”4.9.4″ _module_preset=”default” width=”54%”][/et_pb_image][/et_pb_column][et_pb_column type=”2_3″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.9.4″ text_font=”||||||||” text_text_color=”#333333″ text_font_size=”18px” header_text_color=”#ffffff” custom_margin=”17px|||||”]

Danylo Martins é jornalista com dez anos de cobertura de finanças, empreendedorismo e inovação no setor financeiro. Com MBA em mercado de capitais, é vencedor de quatro prêmios de jornalismo econômico e colabora com o jornal Valor Econômico há oito anos. Teve passagens por Folha de S.Paulo e revista Você S/A.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]